sábado, janeiro 07, 2017

Resultado de imagem para casal obama
Já temos saudades...
O Casal Obama









O casal Obama vai ser substituído na Casa Branca, entre choros a braços de quem fica e de quem parte, por outro casal “qualquer coisa”, e tudo porque a Constituição americana de 1778, dos 50 Estados que constituem os EUA, se encontra desactualizada da realidade.
Ao fim de mais de 200 anos, o país com uma história rica de acontecimentos em que participaram, por igual, todos os americanos, e estou a pensar não só na 2ª GGM, como nesse outro feito científico, em resposta a um desafio lançado pelo Presidente Kennedy, que foi a ida á lua, merecia que todos os votos dos seus cidadãos fossem tratados de igual maneira, como no sistema europeu, de um homem um voto.
Não é assim, e Hillary Clinton com mais 2 milhões de votos do que Trump, foi preterida pelo seu adversário, ainda por cima, populista, demagógico e ignorante.
A despedida foi penosa, especialmente para aqueles que durante 8 anos se relacionaram com pessoas cultas e inteligentes e agora lhes sai em rifa candidatas a “misses” universo que falam como os papagaios repetindo a voz do dono.
Escolhas são escolhas e regras, boas ou más, são regras, e os americanos e o mundo vão aprender, sofrendo com a opção por um potencial ditador e também vigarista comprovado, homem de esquemas e de negócios fraudulentos.
Caímos, mais uma vez, na manipulação do voto dos cidadãos que recusam tomar decisões lógicas e racionais ou porque estão zangados e optam pelo tanto pior melhor, ou porque têm esperança que das cinzas renascerá um mundo melhor...
Trump não pode ter enganado tanta gente até porque se apresentou tal como ele é e disse ao que vinha e, na realidade, não enganou.
Ele é um egocêntrico patológico e vai fazer tudo o que tem em mente, ou pelo menos o que lhe deixarem fazer, na convicção de que é o melhor para a América... que é ele. Na sua cabeça a confusão é total e, de um homem candidato a tratamento psiquiátrico... saíu um Presidente.
De Hitler, só demasiado tarde se percebeu a gravidade do seu estado físico e psíquico numa Alemanha que também estava doente e exaurida em que os marcos já serviam para forrar as paredes.
Stalin, foi filho de um regime que funcionou como uma máquina trituradora e assassina num país imenso de senhores feudais que exploravam o povo até à sua eliminação de uma forma bárbara.
Trump leva vantagem porque conseguiu enganar muitas pessoas que se deixaram levar por meia dúzia de "baboseiras" e agora vai ter de ser o próprio sistema americano a lutar contra o homem que escolheram, enquanto o mundo vai sendo vítima das suas decisões.
Que raio de democracia é esta que elege este tipo de gente?... 

A resposta está nas razões das escolhas que os cidadãos fazem quando votam e que deveriam ser analisadas e explicadas.
A Democracia com base num “homem um voto” pressupõe uma sociedade de pessoas minimamente esclarecidas e informadas, capazes de perceber quais são os seus verdadeiros interesses.
Hilary Clinton, demasiado comprometida com o sistema político e os meandros do poder político, não foi a escolha certa para adversária de um demagogo populista e os erros nas escolhas pagam-se caro... 

Daqui a 4 anos falamos, mas antes das próximas eleições, Trump vai dar razão a que muita coisa se diga e não será nada de bom... 


Site Meter