sexta-feira, fevereiro 17, 2017

Em campanha, com o seu amigo Oliveira e Costa
O Ex-Presidente

Cavaco e Silva

e o seu Livro de 

Memórias






















Não, afinal ainda não nos livramos dele. Persegue-nos agora com um livro para nos fazer sentir que ainda está vivo e nós, cidadãos portugueses, todos muito saudosos do seu passado... “recebemos de presente” um livro com as suas memórias onde ele fala de si, da família e transcreve as Actas das suas Reuniões das 5ªs Fªs, com o 1º Ministro José Sócrates, que não fica lá muito bem na fotografia que ele lhe traça.

Como sabem, não gosto nem nunca gostei deste senhor, do seu carácter e do seu estilo de “menino bem comportado”. É um sonso, passou toda a vida em auto elogios e a lamentar-se como se fosse um desgraçadinho.

Esteve no poder em Portugal, durante 20 anos, os últimos 10 como Presidente da República, não porque tivesse valor para esses cargos, e eu estou a pensar em todos os outros que por lá passaram, Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio, mas porque foi capaz com a sua sonsice de inspirar aos portugueses uma imagem de homem de confiança, respeitador dos valores tradicionais da sociedade portuguesa.

Agora, ele que nunca foi escritor, resolveu escrever um livro de Memórias, onde repetiu, aquilo que sempre fez: falou da sua família, auto elogiou-se e transcreveu as Actas das Reuniões quinzenais que teve com o 1º Ministro José Sócrates em que este não fica muito bem, como seria de esperar...

Talvez Sócrates venha a escrever um livro de Memórias e lhe responda. Para já, foi apenas através do facebook, que ele deixou no ar a questão de saber porque se esqueceu ele, ex-Presidente da República deste país, de mencionar no seu livro de Memórias, os casos do BPN, venda do Pavilhão Atlântico, e do incentivo que deu aos portugueses para apostarem no BES que, no seu dizer, era um Banco sólido, isto poucos meses antes de tudo aquilo ruir como castelo de cartas e centenas de portugueses terem ficado sem as economias de uma vida de trabalho. Casos que poderiam ser agora referidos e explicados neste livro.

Claro que o Ex- Presidente Cavaco não fala de nada disso nas suas Memórias pelo que, este livro, bem se poderia denominar de livro das Boas Memórias ou das Memórias Inócuas, que não interessam nem ao menino Jesus, com a sua devida permissão...

Para castigo, saiu de cena depois de ter sido obrigado a investir como Chefe do Governo, António Costa, socialista, eleito pelos votos maioritários dos deputados da Assembleia da República, ficando sem efeito a eleição do seu apaniguado Passos Coelho, que passou, depois, tempos e tempos a gritar e a "chorar baba e ranho" que o António Costa lhe tinha roubado o lugar... porque tinha tido mais votos nas eleições, sem perceber bem as regras do regime democrático em que vive...

Por tudo isto passou Cavaco e daí a sua saída de cena atormentada, depois de um discurso crispado em que foi obrigado a investir António Costa.

Um Presidente da Direita a dar posse a um Chefe de Governo de Esquerda antes de se ir embora... é preciso ter galo!

Desta amarga cena final de despedida da política, não nos fala ele nas suas Memórias mas, conhecendo-o como os portugueses o conheceram, também não era de esperar que falasse.

Paz à sua alma de homem político e que viva ainda muitos anos cheio de saúde junto da sua Maria e dos netos, lá na Quinta da Coelha, nos Algarves, com o seu pouco recomendável vizinho Oliveira e Costa.

Site Meter