terça-feira, outubro 10, 2017

E Viva, a Espanha!


A Catalunha







A Catalunha é uma especie de história que reproduz as estafadas relações entre ricos e pobres ao longo dos tempos, do egoísmo de uns e do desespero e por vezes inconformismo dos outros.

A Catalunha, região privilegiada do Norte de Espanha comparada, por exemplo, com o ambiente meio desértico do sul espanhol, que conheço a quando das minhas passagens para férias em Fuengirola, não quer contribuir com a sua riqueza para compensar a pobreza dos seus vizinhos e como o governo central tem essa função importante de redistribuir a riqueza dos mais ricos pelos menos ricos, não vai estar de acordo com a tal declaração de independência. É, sem dúvida, um "bonito gesto de solidariedade inter-regional... o desse movimento".

Mas deixemos a falta de solidariedade à qual o mundo vai estando habituado, se é que já não o está... O pior, neste momento, é a confrontação física, a violência a que podemos estar prestes a assistir por causa de um senhor, desejoso de protagonismo e que se apresta para declarar a independência da Catalunha quando sabe que um anuncio desses vem despertar velhos sonhos que há séculos estavam esquecidos e que o governo central, com armas e munições, não quer ver acordados.

Se há aspirações legítimas de autonomia na Catalunha ou em qualquer outro lado, numa outra região da Europa, então, comecemos por ouvir as pessoas de forma séria e depois os protagonistas que se sentem a uma mesa e decidam conversando civilizadamente.

Em tempos que já lá vão, Portugal não esteve de acordo com a soberania espanhola e sabemos o que, em circunstâncias diferentes, se passou.

A desproporção de forças em confronto..., a "ala dos namorados"... a batalha de Aljubarrota, a grande vitória dos portugueses, a fuga dos espanhóis lá para a terra deles... e estava consagrada a independência nacional. 

Tinha-se escrito a mais bonita história do nosso país. Só queríamos, então, que nos deixassem em paz!

Isto passou-se há séculos e na Europa ainda correria muito sangue até que as fronteiras estabilizassem. E agora?... o que pretende o sr.Carles Puigdemon? - Criar novos países ou simplesmente protagonismo para uma Nota de Pé de Página  na história de Espanha e da Europa.

Não sou espanhol mas a vontade que me dá é perguntar: - Esse senhor é parvo? - Não tem mais com que se entreter?...

Viva a Espanha!


Site Meter