terça-feira, outubro 06, 2015

Essas, sim, eram cidades!
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 355


















Natárío não achava nada, não comentou nem pretendeu comparar conhecimentos aprendidos nos livros de estudo com a rudimentar e precária sabedoria de coronéis e de feitores.

Apenas em seus lábios transpareceu aquele fio de sorriso, sinal de dúvida ou de descaso, quem sabe?

Veio à baila o nome de Espiridião, Venturinha não compreendia por que o negro, a exemplo de Natário, não aceitara o posto de chefe da guarda pessoal ora exercido por Benaia Cova Rasa, abandonara a fazenda para viver em companhia da filha professora, em Taquaras.

Tratou o velho jagunço de ingrato, do que discordou Natário.

Se alguém devia gratidão, não era o negro a Venturinha, e sim o filho do Coronel a quem salvara a vida do pai e lhe guardara o sono durante tantos anos.

O bacharel mudou de assunto, ainda menino aprendera a respeitar as opiniões de Natário; se o respeito lhe pesava não dava demonstração.

Tampouco o ex-administrador falava em tom de reproche ou de cobrança, apenas conversava, a voz neutra, a face imóvel.

Quem cobrou algo a Venturinha foi Fadul, recordando que, de passo por Tocaia Grande, certa feita, o bacharel se declarara pessimista ao extremo em relação ao futuro do lugar, previra-lhe vida curta e mesquinha.

Isso aqui não tem futuro, não passará nunca de um chiqueiro. Fadul não esquecera as palavras que o haviam perturbado: se não fosse o trato feito com o bom Deus dos maronitas teria se deixado envolver pelo desânimo.

Rindo, Venturinha confessou haver-se enganado em suas previsões:

- Sim, senhor, dou a mão à palmatória. O chiqueiro tomou impulso, cresceu, está com ares de cidade.

Deu-se ao trabalho de expirar que cidade era força de expressão e ele a usava para acentuar o crescimento do arruado se comparado a outros lugarejos da região, porque categoria de cidade propriamente dita não a mereciam nem Ilhéus nem Itabuna, capitais de municípios, nem sequer a Bahia, capital de Estado, quando muito o Rio de Janeiro, se a comparação fosse feita com Paris e Londres.

Essas, sim, eram cidades. Que mulheres! Aliás, os dois compadres podiam julgar pela russa que ele conquistara, já tinham visto coisa igual?

Igual nunca tinham visto, nem o curiboca nem o turco. Mas
Natário recordou que mulher bonita sempre fora o pão de cada dia, o colchão do leito do bacharel.

Site Meter