segunda-feira, outubro 05, 2015

O que é que Natário achava?
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 354























No comando da patrulha de quatro homens armados até os dentes, um guerreiro celebrizado nas lutas passadas, Benaia Cova Rasa - alcunha feliz, nada é preciso acrescentar.

Contei até vinte, depois não contei mais, dizia o presumido Benaia falando dos seus defuntos, daqueles para os quais abrira cova rasa ou funda.

Era um cafuzo pequeno e magro, de boca chupada e pouca fala, bom de clavinote, melhor de faca.

Comparecera a três júris por causa da morte do coronel Josafá Peixoto. No primeiro pegou pena de trinta anos, no segundo de dezesseis, no terceiro, defendido por Rui Penalva, advogado célebre, foi absolvido.

Posto em liberdade, engajou de soldado no batalhão da Polícia Militar, de onde Venturinha o retirara para ser o chefe de sua guarda pessoal.

Seu último feito fora a morte de uma rapariga, chamada Bira, que não o quis receber por estar de balaio fechado devido a promessa feita à Virgem Mãe de Deus.

Vestido com a farda de soldado e com a fama torva, ainda levou presos e espancou na cadeia dois pobres caixeiros que descarregavam a natureza com quengas da pensão, além da dona do puteiro, Maria Sacadura.

18

A rogo de Ludmila, Venturinha resolveu demorar-se em Tocaia Grande até a hora da bênção, dos batismos e dos casamentos, do sermão final de frei Zygmunt von Gotteshammer: por nada no mundo perderia aquele espetáculo.

- Nesse caso teremos de viajar à noite, quero dormir na fazenda.

- Voyager dans Ia forêt pendant la nuit, c'est romantique,
mon amour.

Mon amour concordou, ganhou um beijo e, em companhia de Piotr e de Cova Rasa, ele e Ludmila almoçaram em casa de
Natário e Zilda.

Bródio alegre e lauto, comemorativo da passagem da Santa Missão, contou com a presença do compadre Fadul Abdala que envergara o traje de viagem para o batismo de Nado.

Dia de festa no Outeiro do Capitão.

Após o cafezinho, Venturinha estendeu-se na rede, na varanda, empunhou o charuto Suerdieck, ficou a conversar com o Capitão e com Fadul.

Contratara um agrónomo para substituir Natário na administração da Fazenda da Atalaia e se alongou sobre a competência do fulano, doutor formado: estava fazendo uma revolução nos métodos de trabalho, de plantio e de colheita, prometia triplicar a produção: o que é que Natário achava?

Site Meter