quarta-feira, julho 15, 2009


THE BEATLES (V)


RINGO STARR



Richard Starkey Jr. mais conhecido pelo seu nome artístico Ringo Starr por causa dos anéis que gostava de usar (ring, anel em inglês). Para além disso, também era vegetariano e canhoto como Paul McCartney.

Em pequeno vivia com a mãe e o padrasto num bairro humilde de Liverpool e por causa de problemas de saúde esteve internado em hospitais durante três anos o que o levou a atrasos na sua educação pois aos 15 anos ainda mal sabia ler e escrever.

De todos os elementos do grupo, Ringo, era o que tinha a personalidade mais calma e um estilo mais tranquilo.

Ringo criou a sua própria Banda em 1957 e só anos mais tarde entrou para os Beatles quando os restantes elementos do grupo cansados do temperamento do seu baterista, Pete Best, foram chamar Ringo para o substituir, já em 1962.

Em 1968, ao perguntarem a Lennon se Ringo era o melhor baterista do mundo ele respondeu:

- “Ele nem é o melhor baterista dos Beatles” e isto porque Paul McCartney tinha gravado a bateria em duas canções do disco “Álbum Branco”.

Apesar do sucesso da Banda, ele era considerado por muitos músicos como um baterista medíocre ao que ele respondia com muito humor e sarcasmo:

- “Dizem que não toco muito bem, mas sou o baterista da melhor Banda do mundo… logo, sou o maior baterista do mundo.”

No entanto, como baterista, popularizou um modo de tocar bateria com igual força em ambas as mãos, em contraposição com o estilo vigente em que a mão esquerda segurava a baqueta como um palito chinês.

Ringo ajudou também a melhorar a qualidade da gravação de bateria e teve importância na elaboração nos arranjos com batidas simples mas inconfundíveis.

Os discos que lançou a solo após 1970 não tiveram grande êxito mas em 1973 lançou um álbum, “Ringo” que foi o seu maior sucesso comercial.

Após a morte de John Lennon, Ringo foi o único ex-beatle que procurou Yoko Ono para lhe oferecer apoio.

Em 1992, após um longo período sem gravar em estúdio, Ringo lançou “Time Takes Time”, álbum que foi considerado pela crítica e pelo público o melhor trabalho após 1973.

Ringo participou em filmes, “Candy”, com Charles Aznavour, Marlon Brando, Richard Burton, e com Peter Seller, numa comédia, “The Magic Christian”.

Ringo casou a primeira vez em 1965, com uma antiga namorada, Maureen Cox, que à data tinha apenas 18 anos e com ela teve três filhos.

Em 1975, por causa do crescente alcoolismo e as traições da mulher, Ringo separou-se de Maureen que viria a morrer de leucemia em 1994, não obstante o transplante de medula óssea cujo dador foi o seu filho.

Em 1980 casa-se pela segunda vez com uma ex-bond-girl que conhecera nas filmagens e três anos depois estavam ambos internados numa clínica para alcoólicos.

Em 2008 lançou o single Liverpool 8 e uma semana depois o álbum com o mesmo nome que entrou na lista dos mais vendidos tanto nos EUA como no Reino Unido.

Das suas músicas escolhemos:

- Do Album “Time Takes Time” (1992) – “Runaway” ;

- Do Album Bad Boy (1978) – “Hard Times”;

- Do Album Ringo, lançada também em single e composta em colaboração com G. Harrison, "Photograph", que atingiu o 1º lugar nos EUA .



Site Meter