quarta-feira, julho 29, 2009


TIETA DO AGRESTE
EPISÒDIO Nº 193




Culminando a obra de arte, desenhou enorme fábrica no centro de um panorama de felizes cidadãos empunhando festivas bandeirolas e de prodigiosas benfeitorias: arranha-céus, vila operária, hotel magnífico, cinema digno da capital, ônibus luxuoso e moderníssimo.

Primitivo ou primário, ao gosto e à cultura do freguês, o painel de Lindolfo ocupa a base da cartolina; entre ele e o elogio da Brastânio, os recortes esclarecedores.

Prenderam o jornal mural na parede da sala do andar térreo onde se reúne o Conselho Municipal quando dá na cachola do coronel Artur de Tapitanga convocá-lo. Urge, aliás, fazê-lo pois certamente vai ser necessário que os vereadores aprovem o pedido de instalação da Brastânio no município.

Ascânio conta como certa a apresentação do requerimento pela Empresa, dando por descontado o resultado dos estudos efectuados pelos técnicos. Se a Brastânio não fosse se estabelecer em Mangue Seco, por que iriam os directores contratar companhia de terraplanagem para traçar planos de alargamento e pavimentação da estrada que liga Agreste a Esplanada?

Nem sequer a insolente declaração de dona Carmosina, feita após a leitura dos jornais – na falta do Comandante, Ascânio esfregara entrevista e artigos dos jornais nas fuças da agente dos Correios – alterou as convicções, o entusiasmo e o bom humor do secretário da Prefeitura, em estado de euforia desde a chegada da carta e dos materiais enviados pelo Magnífico Doutor. Vazia de argumentos com que refutar a ciência de Herr Professor e o patriotismo dos proprietários das gazetas, Dona Carmosina contentara-se em afirmar, categórica e depreciativa:

- Tudo isso não passa de matéria paga. Está na cara. É preciso ser muito tolo ou muito safado para não ver.

Tão eufórico, o progressista Ascânio, a ponto de cobrir Leonor de beijos quando lhe exibiu os jornais e a placa da rua Antonieta Esteves Cantarelli, em fogoso descontrole. Cobriu Leonora de beijos, modo de dizer, sapecou-lhe quatro ou cinco beijos nas faces, não passou daí o fogoso descontrole, ainda assim imprevisto a quem vive a se cuidar para não parecer cínico aproveitador, da mesma indigna casa do vilão que a enganara e seduzira. Ao vê-lo em tal contentamento, ressuscitado, Leonora sente vontade de sair pela rua cantando Aleluia, para saudar o renascido sol dos namorados.

Reflectiram-se euforia e veemência na brilhante actuação de Ascânio no campeonato de bilhar. Apesar do pouco treino – ultimamente abandonara por completo a verde mesa dos brunswicks – estava fazendo boa figura, colocara-se entre os quatro semifinalistas. Nos quartos de finais, conseguira derrotar Osnar em sensacional partida, enquanto Fidélio, jogador calmo e ardiloso, batia o impulsivo Leléu. Permaneceram na disputa apenas Astério, Seixas, Fidélio e Ascânio, que convida Leonora para assistir às próximas partidas:

- Venha torcer por mim. Todo mundo tem torcida menos eu.

Realmente, para a fase decisiva do torneio anuncia-se a presença no Bar dos Açores de numeroso e inabitual público feminino. Somente em ocasiões excepcionais as mulheres frequentam o bar de seu Manuel, em geral abandonado à clientela masculina. A presença de moças e senhoras obriga a incómodo controle de linguagem e gesticulação, transformando a atmosfera do recinto, habitualmente debochada, sem eias nem peias.

Para o campeonato anual de bilhar, porém, quando é proclamado o Taco de Ouro do ano, tornou-se tradição o gracioso desfile de esposas, novas,
namoradas, parentas e admiradoras dos
disputantes.

Site Meter