quinta-feira, dezembro 23, 2010

Entrevistas Ficcionadas

Com Jesus Cristo Nº 76 Sob o Tema:


“Evangelização da América?”



Raquel – Emissoras Latinas volta a estar no ar transmitindo exclusivas e polémicas entrevistas com Jesus Cristo nesta sua 2ª vinda à terra. Bem-vindo, uma vez mais, aos nossos microfones.

Jesus – Obrigado, Raquel. Mas hoje tenho uma queixa contra ti.

Raquel – Contra mim?

Jesus – Quando conversamos és sempre tu que perguntas, por quê?

Raquel – Bem… porque… eu sou a entrevistadora e o senhor o entrevistado.

Jesus – Sim, mas levamos já tantos dias de conversa e eu não sei nada de ti. Nem sequer sei onde nasceste, de onde és?

Raquel – Eu nasci no Peru, ainda que minha mãe seja colombiana e o meu pai da Bolívia.

Jesus – Onde ficam essas terras? Para além do Egipto?

Raquel – Muito mais além… Como explicar-te… Do outro lado do mundo, cruzando o Oceano… Essas terras são conhecidas como a América Latina. Por isso, esta Emissora se chama Emissora Latina. Vê como é a coisa?

Jesus – Estou vendo…

Raquel – Por certo, o continente onde há mais seguidores seus.

Jesus – Deveras? E como escutaram a minha mensagem vivendo tão longe?

Raquel – É uma longa história, quer conhecê-la?

Jesus – Claro, interessa-me…

Raquel – Mas melhor do que eu… Deixe ver se tenho o seu telefone… talvez o encontre em sua casa em Montevideu…

Galeano – Alô, sim?

Raquel – Eduardo Galeano?

Galeano – Ele mesmo.

Raquel – Fala das Emissoras Latinas desde Jerusalém. Ao meu lado está Jesus Cristo.

Galeano – Jesus Cristo?

Raquel – Sim, Jesus Cristo em pessoa. Ele quer saber como é que a sua mensagem chegou às terras da América…

Galeano – É uma longa história.

Raquel – Isso mesmo lhe disse eu, mas talvez o senhor a possa resumir um pouco.

Galeano – Pois seja, Jesus Cristo. Os reis de Espanha enviaram a estas terras um tal Cristóvão Colombo com um punhado de aventureiros.

Raquel – À descoberta da América…

Galeano – Dizendo melhor, à descoberta do ouro da América porque estas terras não tinham que ser descobertas pois já estavam habitadas e civilizadas.

Jesus – E o que ocorreu com os recém chegados?

Galeano – Vinham com a febre do ouro. Nada nem ninguém os deteria na busca do ouro e da prata. Como traziam pólvora, armas e doenças desconhecidas, arrasaram com tudo… populações inteiras foram exterminadas. Destruíram Templos, cidades, a cultura dos nossos povos… um verdadeiro genocídio.

Jesus – Como os romanos no meu tempo… mas o que tem isso a ver com a minha mensagem?

Galeano – O que se passa, Jesus Cristo, é que juntamente com os invasores vieram os missionários.

Jesus – Missionários, com que missão?

Galeano – Missionários sujos. Com a missão de tornar cristãos todas estas gentes. Os soldados levavam a espada e os missionários a cruz. Vieram “evangelizar” estas terras… A baptizar os índios, que foi assim que nos chamaram…

Jesus – E os índios queriam baptizar-se?

Galeano – Era o melhor que eles tinham a fazer porque senão passavam-nos à espada.

Jesus – E baptizaram-se?

Galeano – Sim, mas então converteram-se em escravos do rei de Espanha. Tiraram-lhes as terras, violavam-lhes as mulheres, obrigavam-nos a trabalhar nas minas e morriam aos montes… Um grande profeta, Frei Bartolomeu de Las Casas, denunciou as atrocidades que fizeram em seu nome, Jesus Cristo…

Jesus – Em meu nome?

Galeano – Em seu nome, sim, como hoje.

Raquel – Tem o senhor Galeano a informação de quantas pessoas viviam na América antes da chegada de Colombo?

Galeano – Calcula-se que fossem uns 70 milhões de indígenas. Século e meio depois apenas sobreviviam 3 milhões. (Em Espanha a quantidade de ouro aumentou 60 vezes, parte dele enviado pelos Reis Católicos, em ofertas, para o Papa de Roma)

Raquel – Ouvimos bem…?

Galeano – E a história não acaba aqui. Como os índios da América escasseavam trouxeram negros de África, transportados em barcos, acorrentados… Os patrões vendiam-nos como animais, faziam-nos trabalhar a chicote…

Jesus – Mas, como puderam fazer una coisa dessas? Não eram tão filhos de Deus como eles?

Galeano – Ah, eles justificavam-se dizendo que tanto os índios como os negros não tinham alma.

Jesus – E os missionários aprovavam esses atropelos?

Galeano – A maioria, sim. Porque a compra e a venda de seres humanos foi um negócio muito rentável… Quantos trouxeram de África? 20 milhões… 40 milhões? – Ninguém sabe. Metade deles morria na viagem e os seus corpos eram atirados ao mar.

Jesus – É algo espantoso, aquilo que o senhor me conta, amigo…

Galeano – América e África são o grande pecado da Europa, Jesus Cristo. Estas terras foram sangradas e as suas feridas ficaram abertas… como as do senhor quando foi cravado na cruz.

Raquel – Obrigado, Eduardo Galeano… Quer dizer mais alguma coisa, Jesus Cristo?

Jesus – Dizer, não, maldizer. Malditos os que fizeram isso, como diz uma antiga Escritura, “por causa deles o nome de Deus é blasfemado entre as nações”.

Raquel – De Jerusalém, para toda a América Latina, a repórter Raquel Perez.


Site Meter