domingo, fevereiro 27, 2011

HOJE É DOMINGO


Meus amigos, a vida são rotinas e esta repetição monocórdica dos Domingos em cada sete dias da semana é a chave para que assim seja. Quando se é mais novo, normalmente, detesta -se a rotina, desejam-se “coisas novas”, aventuras, sensações e experiências nunca vividas… é compreensível, então, a força da vida explode dentro de nós.

Mas esta rotina é um engano em que gostamos de nos envolver. Procuramos fazer as mesmas coisas, às mesmas horas e nos mesmos dias como se assim fosse possível iludir o tempo mas no fundo, lá bem no fundo, sabemos que a pessoa que no domingo passado se sentou neste mesmo Café a ler o jornal do costume já não é bem a mesma pessoa…

Parece que estamos montados numa roda e não paramos de andar à volta, à volta… pura ilusão: há um caminho rectilíneo que não tem regresso, não se repete, nem se sabe para onde vai.

Se a minha cidade de Santarém pudesse descrever esse caminho, contaria a história de um príncipe, de seu nome Abidis, fruto de uma relação do Rei Ulisses de Ítaca com a Rainha Calipso, que foi abandonado pelo avô, Rei dos Conetas, que o lançou às aguas do Tejo dentro de uma cesta que, por milagre, aportou na praia de Santarém onde uma serva o criou. Tempos depois, Abidis foi reconhecido por sua mãe, Calipso, o que lhe permitiu apresentar-se como o legítimo herdeiro ao trono.

Desta história restou para a cidade aquela que foi a sua Pastelaria de melhor qualidade e à qual os munícipes insistem em chamar “a” Abidis, trocando-lhe o sexo.

Enfim, histórias são histórias, verdadeiras ou falsas pouco importa.

Por exemplo, a realidade conta-nos agora uma história que há um mês atrás não passaria disso mesmo… uma história:

- Kadhafi, na Líbia, diz que está disposto a morrer como um mártir na sua terra… e enquanto não morre já não se conhece o número de mártires que fez. Sou eu ou os talibãs… afirma com a convicção dos chantagistas.

- Os tunisinos querem o repatriamento do seu ex-presidente Bem Ali da Arábia Saudita, onde refugiou, para o julgarem… (dizem que está em coma num hospital… se assim for bem se pode dizer que a morte tudo resolve.)

- As autoridades do Egipto pediram o congelamento das contas bancárias de Mubarak…

- Os jovens em Marrocos gritam slogans de que “o rei é para reinar, não é para governar”…

- A cidade de Argel estava sob controle de um forte dispositivo policial e militar instalado no centro da cidade deste sábado… 19/2/2011.

Anos e anos de uma paz montada sobre a tirania de regimes e a corrupção dos seus líderes que se apossaram das riquezas dos países em seu favor e das respectivas famílias e correligionários, deixando para os súbitos as migalhas dessas fortunas.

Como se vê agora, estes circunstancialismos estavam a ser levados em conta por quem tinha como missão escrever a “história” dos países do Norte de África. A europa e o mundo é que andavam distraídos…ou talvez não, apenas lhes conviesse.

Por cá, continuamos no braço de ferro com Srª Merkel e entretanto vamo-nos afundando numa dívida (7,7% de juros nos empréstimos a 10 anos) que eu tenho dúvidas que os nossos netos a consigam pagar… até quando?

Entretanto, aumentamos as receitas fiscais relativamente a Janeiro do ano passado em 15%, o que é bom, mas melhor seria se as despesas do Estado tivessem ido pelo mesmo caminho... mas não foram. Fala-se que aumentaram até 0,9%, mesmo com o corte dos salários dos funcionários públicos o que, a ser assim, chega a ser dramático...

Bom Domingo para todos.

Site Meter