domingo, fevereiro 20, 2011

HOJE É DOMINGO


A semana foi de chuva, especialmente de ventania e assim parece ir continuar. Em certos locais da costa portuguesa as ondas atingiram mais de dez metros de altura e alguns mirones atraídos pela “curiosidade dos abismos” desrespeitaram avisos, alertas, o mais elementar dos bons sensos e foram espreitá-las de perto. As ondas, quando estão zangadas, não gostam de ver perto pessoas indiscretas, curiosas, intrometidas e arrebatam-nas, levam-nas… curiosidades que saem caras, custam a vida.

Felizmente, na minha cidade Santarém não há ondas, de tão velhinha que é já teria sido levada concerteza… D. Afonso Henriques aproveitou-se de uma noite de grande acalmia, subiu a encosta, trepou às muralhas e de surpresa conquistou-a aos mouros.

Isto foi em 1147 mas, muito antes, em 138 AC, os romanos aportaram nela, puseram-lhe o nome de Scalabis e tornaram-na no principal entreposto comercial do Médio Tejo e um dos principais centros administrativos da província da Lusitânia.

Mas os primeiros vestígios documentados da presença humana remontam ao Sec. VIII AC, vejam lá ao tempo que isso foi… quem poderia adivinhar que vinte e nove séculos depois eu estaria aqui, na minha cidade de Santarém, num Domingo igual aos anteriores, no meu Café do costume, mergulhado na leitura do jornal, como é hábito?

Pois, os jornais…começa a ser doloroso lê-los:

… as economias que nos obrigam a fazer e se traduzem em sacrifícios estão condenadas a ser absorvidas por estas taxas de juro “esquisitas” que nos cobram pelo dinheiro que pedimos emprestado para o dia-a-dia do nosso país… castigo por termos vivido muito acima das nossas possibilidades.

… os nossos quatro maiores bancos privados tiveram em 2010 um lucro semelhante ao de 2009 mas uma tributação fiscal inferior em 54,9%...

… o Presidente da República veta um decreto sobre medicamentos genéricos que se traduziria numa economia de muitos milhões de euros.

…. O líder do Bloco de Esquerda, autor da planeada e inútil moção de Censura, diz agora que ela se destina a censurar o governo PS (esquerda) mas também o PSD (direita) que é oposição. Enfim, um delírio político.

Lá por fora, nos países do Norte de África, começou a entrar na berlinda a Líbia, do coronel Kadhafi, há 42 anos no poder que conquistou aos 27 de idade num golpe de estado, mas os Comités Revolucionários, milícias que apoiam o líder, espécie de guardas-pretorianos, já fizeram saber: “Contestar Kadhafi é brincar com o fogo e equivale a suicídio”. Esses "suicídios" parece já ter custado oitenta e quatro vidas.

A Tunísia já só é notícia devido a uma vaga de emigração para a ilha italiana de Lampedusa a 117 Km de distância. Mais perto de Tunes do que da Sicília. No passado sábado, o mar Mediterrâneo estava semeado de barcos. Parecia um “êxodo bíblico” disse o ministro do Interior italiano Roberto Maroni. Só em cinco dias chegaram 4.500 pessoas sem documentos, 5.500 desde o início de Janeiro.

Há por todo o mundo uma nova dinâmica resultante da Globalização. As novas tecnologias de comunicação que estão à disposição das pessoas romperam fronteiras, ultrapassaram polícias e “secretas”, e acima de tudo contribuíram para despertar o inconformismo e a insatisfação dos jovens que estudaram, se tornaram críticos e reivindicativos podendo agora instantaneamente, no sigilo das mensagens electrónicas, concertarem procedimentos, encontros, reuniões…

Sem dúvida, a história acelerou…

Apetece-me dizer que já não se pode ler o jornal descansado…

Bom Domingo para todos.

Site Meter