terça-feira, fevereiro 01, 2011

TEREZA

BATISTA


CANSADA


DE
GUERRA


Episódio Nº 19


Vou-me bater, vou gritar, clamar por justiça, de que adianta? Se fosse o júri popular, era outra coisa. Mas é um juiz da vara do cível, aliás um sujeito óptimo, que sabe quem é o Libório, tem a certeza que ele adulterou o documento, se pudesse daria ganho de causa à viúva e sapecaria um processo no crápula por adulteração de documentos com fins de roubo, mas como fazê-lo se lá está o papel, as assinaturas das testemunhas, se ninguém pode provar que o zero foi colocado depois?

Toma fôlego, a indignação inflama-lhe o rosto, fazendo-o quase bonito:

- Todo o mundo sabe que se trata de mais uma miséria de Libório, mas nada pode ser feito, ele vai engolir o sítio de Manuel França, a negra Joana vai viver de esmola e eu espero que o miserável do filho, um filho-da-puta, que é o que ele é, meta mesmo uma bala no peito, não merece outra coisa.

Cai o silêncio como uma pedra, por alguns segundos ninguém fala. Os olhos de Tereza se perdem na distância, mas ela não pensa em mestre Januário Gereba, dito Janu por bem-querer, nem nas areias do mar. Pensa na negra Joana das Folhas, dona Joana França, curvada sobre a terra ao lado do marido português, depois sozinha, plantando, colhendo, vivendo de suas mãos, o filho no Rio, na pagodeira, a exigir dinheiro, ameaçando matar-se. Se lhe tomarem o sítio, se Libório ganhar a questão, o que será de Joana das Folhas, onde vai arranjar o necessário para comer, economias para o filho dissipar?

A velha Adriana recolhe os pratos vazios, sai para a cozinha.

- Me diga uma coisa, Lulu… - Tereza está voltando de longe.

- O quê?

- Se dona Joana soubesse ler e escrever o nome, ainda assim esse documento teria valor?

- Se ela soubesse ler, assinar o nome, como assim? Ela não sabe, acabou-se; nunca esteve na escola, analfabeta de pai e mãe.

- Mas se soubesse, o tal documento teria valor?

- É claro que se ela soubesse assinar o nome, o documento teria sido forjado. Infelizmente não é esse o caso.

- Você tem certeza? Acha que não pode ter sido forjado?

Porque você acha isso? Onde é que dona Joana deve provar se sabe ou não assinar o nome? É no juiz?

- Que história é essa de provar se sabe assinar o nome.

- Ficou pensando, de repente deu-se conta: - Documento forjado? Assinar o nome? Estarei entendendo?

- Dona Joana sabe ler e assinar o nome, chega no juiz e diz: esse papel é falso, sei assinar o meu nome. Quer dizer, quem diz isso é você, não é mesmo? Ela só faz assinar.

- E quem diabo vai ensinar Joana das Folhas a assinar o nome em pouco mais de uma semana? Para isso é preciso pessoa capaz e de toda a confiança.

- A pessoa está na frente de seus olhos, é essa sua criada. Que dia é mesmo a audiência?

Então Lulu Santos começou a rir, a rir feito doido; a velha Adriana veio correndo assustada:

- O que é que você tem, Lulu?

Finalmente o rábula se conteve:

- Só quero ver a cara de Libório das Neves, na hora. Tereza, doutora Tereza, honoris causa eu te consagro, suma sabedoria!

Vou para casa matutar nesse assunto, acho que você deu no sete.

Site Meter