sexta-feira, abril 29, 2011

TEREZA

BATISTA

CANSADA

DE

GUERRA


Episódio Nº 94




Dessa vez, no entanto, dona Beatriz não precisara adular ou discutir: inesperadamente Daniel se propôs para a viagem: quero mudar de ares Mater! Só assim se livraria de dona Pérola Schuartz Leão, macróbia conservada em cosméticos e jóias, lastimável caricatura de moça, nem mais podia rir à solta, tanto lhe haviam repuxado a pele do rosto, dinheiro a rodo e activo cheiro a alho.

Viúva paulista e sexagenária em visita às igrejas da Bahia, na de São Francisco encontrara o moço estudante, barroco e celeste, perdeu a cabeça e a compostura, alugou casa na praia, abriu-lhe a bolsa gorda. O dinheiro da indústria de malhas ia directo para os dengues de Tânia, mulatinha arrebatada, recente no castelo de Tibúrcia, rabicho forte de Daniel.

Fartou-se das duas ao mesmo tempo. Nenhuma cirurgia pôde atenuar o cheiro de alho no colo de dona Pérola e o dinheiro perturbaram a modéstia de Tânia, tornando-a enxerida e exigente – as paixões de Dan eram fogaréu de pouca lenha. Restava-lhe a fuga, lá se foi com dona Beatriz para as fronteiras do estado onde o pai administrava a justiça e escrevia sonetos de amor.

A irmã, Verinha, recém eleita Princesa dos Estudantes – perdera o título de Rainha por evidente parcialidade do júri – chamara a atenção dos manos para alguns dos sonetos paternos publicados no suplemento literário de A Tarde.

- Meninos, o velho deve ter arranjado uma boca rica em matéria de mulher, essas poesias são afrodisíacas, só falam em seios, ventre, leito de amor, posse, desvario. Eu gosto, acho sensacionais. Isaías, você que é sabichão, o que é que o velho quis dizer com coito fornízio?

Isaías, o mais idoso, às vésperas de formatura, noivo da filha única de político em evidência, com emprego prometido na Saúde Pública, não sabia e não queria saber o significado de fornízio: para mascará-lo de indignado bastava o coito simples.

- Falta ao velho a necessária compostura, afinal é um juiz de direito. Certas coisas se fazem, mas não se proclamam, nem mesmo em versos.

- No físico e no carácter, Isaías era o retrato do pai; é Eustáquio cagado e cuspido, dizia dona Beatriz com certa amargura, quem quiser se engane com ele, eu conheço meu povo.

Dan saíra à mãe, tinha opinião diferente: aja cada um da maneira que melhor lhe aprouver e deixe os outros em paz; se ao Paterno agradava alardear em versos eróticos os atributos da sua musa caipira, problema dele, porque criticá-lo?

Sozinho, na cidadezinha modorrenta, onde nem a esposa nem os filhos se dispunham a lhe fazer companhia, matava o tempo de desterro contando sílabas, bolando rimas difíceis, fazia ele muito
bem. Que significa, fornízio? Também nessa casa não há um dicionário sequer.


(click na imagem e aumente)

Site Meter