sexta-feira, maio 20, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 104 SOB o TEMA:



“QUE RELIGIÂO FUNDOU

JESUS CRISTO?” (2)



Religiões do Mundo



Existem actualmente milhares de religiões vivas em todo o mundo. Em termos de maior número de membros, as religiões mais importantes são o Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo e as religiões tradicionais da China: o Taoísmo e o Confucionismo. As duas religiões com maior número de membros e com uma vocação "universal" são o cristianismo e o islamismo. O Judaísmo é considerado uma das grandes religiões do mundo por causa de sua relevância histórica, mas no mundo de hoje apenas 13 milhões de pessoas pertencem a essa religião. Os meios de comunicação globalizada e os movimentos maciços migratórios e turísticos estão a contribuir para uma "mistura" inusitada de elementos de diferentes religiões, resultando em notáveis sincretismos religiosos.

É Possível Mudar de Religião?


É muito difícil mudar de religião. É como querer mudar a língua mãe, na qual aprendemos a pensar, falar, sonhar e comunicar. Nós podemos aprender outras línguas e expressar-nos nelas, o que enriquece a nossa própria língua, mas sentir e pensar numa língua estrangeira é praticamente impossível.
Seria como viver no exílio. Um cristão pode fazer incursões no Budismo, e um budista no cristianismo, e ambas as culturas religiosas são enriquecidas por isso. Alguém que nasceu no Judaísmo pode aprender sobre o Islão e vice-versa. E é claro que existem movimentos de uma religião para outra, mas eles serão duradouros e autênticos? O carimbo da cultura religiosa em que nascemos marca-nos para toda a nossa vida.

Religião É Como o Amor


O francês Jean Bottero, um especialista em mitos e ritos do mundo antigo, conhece bem "a história de Deus" na Bíblia e na história das religiões. No seu livro The Most Beautiful História de Deus (Anagrama, 1989) ele afirma:


- "Eu comparo a religião com o amor. Assim como o amor, por definição, a sua finalidade, o seu exercício, é criar para si a sua própria esfera, na qual sempre é reconhecido, o mesmo acontece com a religião. A religião tem sido estudada como um fator de conjunção, isto é, não tanto como um sentimento individual mas como uma pressão social sobre os indivíduos. E essa é, precisamente, a realidade primeira e fundamental da religião."

Site Meter