quarta-feira, maio 11, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTRVISTA Nº 104 SOB O TEMA:

“QUE RELIGIÃO FUNDOU

JESUS CRISTO?” (1)



Religião: Unir, Juntar-se.

Religião vem da palavra latina "religare", que significa juntar coisas que são separados, uni-las para que convivam juntas. A religião devia servir apenas para nos juntarmos ao mundo, àquilo que nele existe e vive, para que pudessemos construir um mundo unido e em paz.

A religião devia servir para nos ajudar a superar os conflitos e contradições e compreendermos que não podemos sobreviver como indivíduos isolados. No entanto, as religiões têm, em geral, agido em sentido contrário: elas têm desunido as pessoas, provocado rivalidades e conflitos, criado tensões e divisões, estabelecendo fronteiras inúteis e antagonismos.

As religiões procuram responder às necessidades espirituais dos seres humanos. A espiritualidade é uma realidade humana que é muito mais profunda e vital que a religião. Muitas vezes os dois conceitos, a religião e espiritualidade, estão confusos, sobrepondo-se. No entanto, como a consciência da humanidade evolui, a necessidade de distinguir entre a religião e a espiritualidade torna-se mais clara.

A Teóloga Ivone Gebara lamenta: As Religiões foram transformadas em divisões de tal forma que talvez devêssemos perguntar: "Qual é a sua Divisão em vez de “Qual é a sua Religião?"

E um outro teólogo brasileiro Leonardo Boff, sentencia:: “As Religiões geram guerras, as Espiritualidades promovem a paz.”

Site Meter