segunda-feira, maio 09, 2011

COMENTÁRIOS SOBRE A ENTREVISTA



Nº 93 COM O TEMA: “A LENDA NEGRA”




Os Autores de "Um Certo Jesus"




Os autores destas entrevistas de Jesus Cristo (a Produção é de Maria e José Ignácio Lopez Vigil, natural de Cuba e que durante vários anos dirigiu a programação da Rádio Santa Maria e da Rádio Enriquillo na República Dominicana. Como autor de roteiros, o seu estilo é claro, directo e realista, causando bastante polémica em todos os países da região) dadas em exclusivo a Raquel Perez pretendem trazer ao nosso conhecimento um Jesus histórico para falar de como era no seu tempo e como ele pôs em causa muitos dos dogmas da sua religião no lugar dos frios relatos do Evangelho.

Apresentar Jesus como um homem de verdade, apaixonado pela justiça, defensor da dignidade humana, alegre, ousado em suas ideias religiosas, visionário, com um contra-projecto.

"Queríamos uma narrativa, com cores, cheiros, sabores, provérbios, risos e lágrimas, perfis psicológicos, drama e tragédia, lembrando o que nos ensina o grande teólogo protestante Joachim Jeremias, de que não há teologia melhor que a própria narração. Queremos preencher de imagens a Teologia da Libertação, libertar Jesus de séculos de solenidade que apenas o afastaram daqueles e daquelas com quem ele sempre esteve.

Os autores dos textos destas entrevistas escreveram-nas em 1977, gravaram-nas em 1979 e desde finais de 1980 começaram a ser ouvidas na América Latina. Quantas pessoas já as ouviram ou leram é difícil de calcular. Em 1982, a série de rádio tornou-se um livro e desde 2004 estão colocadas na rede da Internet e todos os dias atraem novos navegadores.

Quase 30 anos depois de terem sido escritas novas gerações continuam a procurar o Moreno de Nazaré, que ri, que duvida e não queria morrer, o tal Jesus histórico, que é o caminho para chegar a outro Deus.

Com "Um Certo Jesus" os autores foram acusados de heresia e de vulgares e até mesmo de odiarem Deus e de promoverem pornografia. Também alguns lhes disseram, como o ouvinte da última entrevista, que não era "construtivo" o que fizeram. Quase todas as conferências de bispos latino-americanos proibiram os programas de rádio embora nenhum deles se tenha dignado a ouvir um único episódio da série e muito menos a conversar com os autores. A hierarquia espanhola condenou a primeira edição mas como não eram funcionários da igreja não puderam proibir o ensino ou censurar o que escreveram.

Enquanto em 1981 as proibições de “Um Certo Jesus” vinham e iam, pouco a pouco, da mesma forma que crescem as sementes da mostarda, as cassetes primeiro e depois os livros distribuíram-se, foram copiados, passaram de mão em mão, na rádio e discutidos nas comunidades cristãs.

Agora, chamaram o "moreno" de Nazaré, pediram-lhe para voltar ao nosso mundo e entrevistaram-no através dos microfones da experiente jornalista Raquel Perez, enviada especial das Emissoras Latinas para que seja o próprio Jesus da história a falar-nos sobre o "Cristo da fé". Para que seja ele quem desmascare aqueles que há quase dois mil anos afirmam que o representam e não têm feito mais nada do que esconder a sua mensagem de justiça e equidade.

E para dar esperança a muitas avós como aquela que o interpelou durante a entrevista do programa e a muitos órfãos e viúvas, muitas mulheres, muitas pessoas pobres e de muitos jovens que lutam e procurando um outro mundo e outra face de Deus.

PS - A imagem que agora acompanha o texto é a que melhor corresponde ao Jesus real, histórico que, evidentemente, não poderia ser louro dolicocéfalo, mas sim "o moreno da Nazaré" e que, por uma questão de verdade e rigor, passará a figurar nestas entrevistas.



Na minha qualidade de Não Crente faço questão de colocar O Memórias Futuras ao serviço destas Entrevistas e Informações complementares em homenagem a uma figura histórica das maiores que a humanidade teve pela qualidade da sua mensagem e coerência da sua vida e a todos aqueles que, do fundo de si próprios, sentem necessidade de acreditar em Deus.


Site Meter