terça-feira, maio 24, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



À ENTREVITA Nº 95 SOB O TEMA:



“QUE RELIGIÂO FUNDOU JESUS CRISTO?” (6)



Jesus Virou a Religião de “Pernas para o Ar”

No Congresso de Teologia na Semana da Andaluzia (Málaga, Novembro de 2006), o teólogo espanhol Juan Luís Herrero del Pozo, afirmou:



- Para Jesus, o ícone definitivo de Deus é o próximo. Quando alguém aposta seriamente no próximo está aceitando a Deus, mesmo que ele negue tal conceito. Isto significa colocar a religião tradicional "de cabeça para baixo". Hoje, condenar-se-ia Jesus, como um laicista, relativista, reducionista, um modernista. Sem dúvida, Jesus de Nazaré foi o primeiro e decisivo grande dessacrilizador do cosmos e da história.

A Religião Matou Jesus


O teólogo católico francês Joseph Moingt, autor do livro O homem que vem de Deus (Cerf, 1993), afirma:


- A religião tende sempre a colocar-se no lugar de Deus para obrigar as pessoas a passar por ela para encontrar Deus. Muitas pessoas acreditam que Deus só é encontrado no culto ou em cerimónias religiosas. A religião passa então a ser as obrigações e tradições religiosas através das quais as pessoas acreditam estar a agradar a Deus e a ter acesso a ele.

Jesus rompeu com essa concepção da religião e não era o único que atacou a religião de seu povo. O escândalo que causou resultou da quebra, da ruptura dos pontos de apoio constituídos pelas pessoas religiosas em que acreditavam. A liberdade da sua palavra e da procura de Deus desestabilizava as instituições religiosas retirando-lhes a credibilidade e minava as práticas religiosas que eram muito seguras de si mesmas.

Ele mudou o curso das tradições religiosas estabelecidas e aceites. Por esse motivo, mataram-no. A religião matou Jesus. No julgamento e morte de Jesus eu vejo a saída de Deus da religião e a sua entrada no mundo dos humanos. Esta é a boa notícia: Deus sai do recinto do sagrado onde estava encerrado. Deus liberta-nos do peso da religião e do sagrado, com todos os terrores e todas as servidões que impunham aos homens
.

Site Meter