segunda-feira, maio 23, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTRVISTA Nº 95 SOB O TEMA:


“QUE RELIGIÂO FUNDOU JESUS?” (5)



A Religião é Como uma Corda




O teólogo alemão Eugen Drewermann usa outra metáfora:


- A maioria dos seres humanos agarra-se à religião como a pessoa que está prestes a afogar-se e se agarra à corda que lhe lançam. Agarra-se à corda com toda a sua força e esta deve ser suficientemente forte porque ela é a verdade. Se a corda se parte, abre-se um abismo por abaixo. Por essa razão, é a minha própria religião e não outra a que me importa, é a única, a verdadeira…


Tudo o que se prende com a vida e a segurança depende da corda, e tem que ser verdade. Mas às vezes, com a ajuda da corda as pessoas põem o pé em terra. Eles, então, eles devem ter calma e deixar ir a corda, porque agora eles têm a terra firme sob seus pés. Então, já tranquilos, abandonam a corda conscientes que, de facto, é a terra que lhes fornece a segurança. A verdadeira religião consiste precisamente em que é a mão de Deus que nos sustenta e não a corda a que nos agarramos.


A corda, a religião, é apenas uma ferramenta, um meio. A verdadeira religião é apenas um tipo de confiança a que não consigo encontrar palavras para definir.


O ateísmo tira a corda e diz às pessoas: "Quando é que vão parar de fingir que se estão a afogar? A Terra está sob seus pés, firme e segura, mas você continua agarrado ao seu trauma. Houve um momento em que você pensou que ia cair nas profundezas e afogar-se mas isso foi há muito tempo. Então, você era uma criança miserável e necessitava de segurança. A essa necessidade de segurança correspondeu a religião.
Buda expressou isso muito bem quando disse:


- “Minha religião, a minha palavra, é simplesmente um barco para atravessar o rio. Quando chegarem à outra margem, as pessoas não vão pensar em levar o barco consigo, à cabeça. Pelo contrário, deixá-lo-ão lá e seguirão livremente por si próprios”.

Site Meter