sexta-feira, maio 20, 2011

TEREZA

BATISTA

CANSADA

DE

GUERRA


Episódio nº 105



Nervos à flor da pele, Magda ofendeu-se; caiu no pranto:

- Não ando atrás dele, é ele que anda atrás de mim, e não sou velha, estou na casa dos vinte, como vocês – as palavras entrecortadas soluços.

Amália, arrependida – ai mana me desculpe; ando nos azeites! - abraçou-se com a irmã, choraram juntas.

- Porque ele deve definir-se se, se assim está tão bom? – insurgiu-se Berta, a menos bonita, contente com pouco, pouco é melhor que nenhum, feliz com aquela gostusura; o moço acima, abaixo no passeio e um frio na bexiga só de vê-lo – Comecem com coisas e ele nunca mais volta.

Ah! Isso seria o fim de toda a esperança – o tédio, a amargura, os choros sem motivo, os calundus, os chiliques, as pequenas ruindades, as hipocrisias, as implicâncias, o azedume, a vida renegada das solteironas. Sim, Berta tem razão, não nos cabe forçá-lo, marcando prazos, exigindo decisões. Magda faz promessa a Santo António, casamenteiro, Amália procura Áurea Vidente, para assuntos de amor não tem rival, paga-lhe adiantado um bozó infalível, Berta prefere a negra Lucaia, num canto de rua compra-lhe ervas e pós para banho, igualmente infalíveis.

Teodora apenas sorri silenciosa, tinha experiência e certeza. Desta vez queridas e odiadas irmãs, não será como da anterior, Teó não o deixará escapar, arribará junto com ele, mesmo se tiver de dispor de todo o seu pecúlio, mesmo se tiver de vender as Obrigações do Tesouro e as casas de aluguel. Não dizem que ele recebe dinheiro de mulheres casadas e até de mulheres-da-vida?

Dona Ponciana afirma com segurança e provas – uma rapariga ciumenta dera escândalo na rua, na capital, revelando quantias e datas precisas. Pois muito bem: Teó está disposta a gastar, tem dinheiro guardado e renda mensal; se for preciso roubar as economias das irmãs com prazer o fará, Dan.

Em perguntas, conversas e rondas, Daniel descobrira a hora ideal. Durante o almoço de Chico Meia-Sola e dos caixeiros, ao meio-dia, sozinha no armazém, Tereza atende ao balcão; pode por milagre aparecer freguês. Cláusula indispensável à segurança do plano: a ausência do capitão fora da cidade, a negócios, ou ocupado na roça. Atento, Daniel aguardou.

Poucos dias de espera e impaciência e Daniel alegremente recusou convite do capitão para breve viagem, saindo pela manhã, voltando á tarde, a fim de assistir a uma rinha de galos em localidade próxima, em terras de Sergipe; dez léguas de estrada ruim devido às chuvas, mas Terto Cachorro, bom volante, tirava em duas horas e os ferozes lutadores mereciam o sacrifício. Boa ocasião para o amigo ganhar um dinheirinho apostando nos galos do capitão.

Que pena Daniel não poder aceitar; exactamente naquele dia tinha encontro acertado com antecedência em lugar secretíssimo, oportunidade única para ter nos braços a bela vizinha e descobrir a completa verdade; uma pena, capitão.

Razão de peso, não insisto, fica para a próxima. Verifique direito e depois me diga se não tenho razão; a moça é donzela, se muito levou foi nas coxas – Despediu-se o capitão, sentado na boleia ao lado de Terto Cachorro – Vou tocando, ainda tenho de passar na roça, até logo.

Antes do almoço, na habitual penitência em frente ao chalé, Daniel bebeu água fresca de moringa, recebendo o copo das mãos de Teodora, no decote o vislumbre dos seios – graças mil por matar a sede a um apaixonado sedento, agora vou em casa matar a fome, até logo, iara formosa
. (clik na imagem e aumente)

Site Meter