sexta-feira, maio 20, 2011

ATENÇÃO

De regresso de férias, vamos retomar a nossa história da Tereza Batista, bem como as Entrevistas Ficcionadas com Jesus Cristo e respectivas Informações Adicionais. Agradeço as visitas que fizeram na minha ausência ao Memórias Futuras e peço desculpa por esta interrupção.

Estive novamente em passeio pela Turquia a convite, na qualidade de sócio do Círculo dos Leitores. Estes convites têm lugar fora da época alta das férias quando o sector hoteleiro está mais desocupado e são possíveis pela política do governo turco que isenta de impostos esses hotéis (de 4 e 5 estrelas) para os compensar dos jantares, pequenos almoços e dormidas fornecidas gratuitamente aos convidados do Círculo dos Leitores. No último hotel onde passamos 4 noites esteve o Dr. Mário Soares em 1985 na qualidade de Presidente da República.

Durante sete dias, incluindo o da chegada e o da partida, somos levados em autocarros a visitar, acompanhados de Guias muito competentes a falar português, locais de imenso valor histórico, cultural e de belezas naturais, ou não fosse este região da Anatólia, no sul da Turquia, o berço da religião cristã com as primeiras comunidades cristãs que ali viveram na clandestinidade. Por ali passaram São Paulo, São Nicolau, São João, o único apóstolo a morrer de morte natural e a mãe de Jesus que foi levada para aquelas terras depois da morte do filho por motivos de segurança.

Para o governo Turco interessa-lhe fomentar a venda dos seus produtos tradicionais: tapetes, jóias e peles e por isso, integrado nos passeios estão visitas a três fábricas onde se produzem e vendem aqueles produtos, os de melhor qualidade em todo o mundo:

- Todos conhecemos, pelo menos de ouvir falar, os tapetes persas (agora Irão) e turcos, quer sejam de seda, algodão ou lã. Não nos esqueçamos que até à relativamente pouco tempo, o tapete era a única peça de “mobiliário” usada nas casas quer para se sentarem ou para comerem.

- Os melhores joalheiros do mundo com os judeus em primeiro lugar, são arménios e turcos. Oitenta toneladas de ouro (algumas já foram nossas, do Banco de Portugal) são transformadas todos os anos em jóias naquele país.

- Finalmente, um dos melhores vestuários em peles, vendidos nas mais chiques butiques da europa, são produzidas na Turquia.

Até à data, as compras feitas pelos portugueses destes produtos durante as visitas devem ter sido compensadoras pois os convites têm-se mantido… ao contrário do que aconteceu com os espanhóis.

O estilo de venda é aquele de que nós mais gostamos: discutir, negociar, discutir, negociar até se chegar, ou não, a um entendimento entre as partes. O preço de partida é apenas para o começo da conversa… o desfecho é sempre um bom negócio para eles e poderá ser igualmente para quem compra pois tem a garantia da qualidade do que trás e isto num tempo em que tudo se imita de forma irrepreensível não deixa de ser muito importante.

Mas ninguém é obrigado ou pressionado a comprar e, quando assim é, o convidado do Círculo dos Leitores fez todo este passeio pagando 399 euros pela viagem em voo charter (4 horas e meia de avião para lá e outras tantas para cá) e mais 129 euros para pagar os almoços que não estão incluídos no pacote, o guia e todas as entradas nos locais turísticos que são visitados.

Se não se comprar nada são apenas pouco mais de 500 euros por um “banho de cultura” tomado nos locais.

Site Meter