segunda-feira, agosto 29, 2011

13ª ENTREVISTA FICCIONADA



COM JESUS SOBRE O TEMA:


“SERÀ QUE JOSÉ È MARIDO DE MARIA?”





RAQUEL – Os microfones das Emissoras Latinas continuam instalados postos aqui na Nazaré, fora da Basílica da Anunciação, onde, aparentemente, não se anunciou nada. Pelo menos é o que eles nos disseram inclusivé Jesus Cristo, o filho de Maria ...

JESUS - … e de José.

RAQUEL - Bem vindo uma vez mais, Jesus Cristo. Falemos então de José. Tem sido dito que você era de uma família pobre… Mas pelo menos o seu pai tinha uma oficina de carpintaria…

JESUS – Uma oficina? Aqui ninguém tinha nada.

RAQUEL - José não era um carpinteiro? Pertencia a uma classe média, a que hoje chamaríamos um médio empresário…

JESUS - Classe média?... Aqui a única classe era a dos desempregados…

RAQUEL - Mas o evangelho diz que o senhor era filho do carpinteiro…

JESUS – Escreveram isso para levantar socialmente o meu pai. Mas ele, como todos em Nazaré, era um trabalhador braçal, um faz-de-tudo.

RAQUEL - Um faz-de-tudo?

JESUS – Sim, um artesão de qualquer coisa que fosse preciso fazer. Meu pai trabalhava no que aparecia. Chegava o tempo das uvas e o contratavam para as vindimas Amanhã era para construir um muro, depois de cortar o trigo. E na maioria dos dias, era uma mão sobre a outra. Não havia trabalho para a Galileia.

RAQUEL - Enfim, de volta ao ponto de maior interesse para nosso público. Na entrevista anterior, o senhor disse que José era seu pai…

JESUS - Sim.

RAQUEL - Isso significa… que Maria e José eram casados.

JESUS - Sim, certo.

RAQUEL - E viviam como marido e mulher…

JESUS – Claro, como haviam de viver?

RAQUEL – Não é tão pressuposto assim, porque a nós sempre nos falaram de um José, homem de idade, barba branca, com uma vara florida…

JESUS - A vara só me lembro de uma nas mãos de meu pai num tempo em que eu me comportado muito mal…

RAQUEL - Não, eu referia-me à castidade… Se não for indiscreta, gostaria de falar sobre o lado humano do casal… Eles gostavam um do outro, amavam-se? Ou eram a sagrada família, um casal de aparências apenas?

JESUS - Mas o que estás dizendo, Raquel? Eles queriam-se muito. Meu pai sempre chamou a minha mãe "minha morena", como o Cântico dos Cânticos. Conheces esse poema de amor, certo?

RAQUEL - Sim, uma vez o li…

JESUS – A mim dava-me prazer ver meu pai e minha mãe caminhar abraçados ao entardecer… Meu irmão Tiago e eu subíamos a um muro para espiá-los… E pegamos os dois se beijando… e a minha mãe ficou corada de vergonha…

RAQUEL - No entanto, o evangelho diz que quando eles estavam ainda namorando, Maria apareceu grávida e José teve muitas dúvidas e até pensou em a deixar… O senhor soube alguma coisa desta crise conjugal?

JESUS - Como deves calcular eu nunca lhes perguntei sobre essas coisas, ainda que uma vez ...

RAQUEL – Uma vez o quê?

JESUS - Uma vez, aqui em Nazaré, insultaram-me e me chamaram bastardo.

RAQUEL - E por que te chamaram isso?

JESUS - Bem, naquele tempo, abusavam das raparigas, forçavam-nas…

RAQUEL – O mesmo que agora…

JESUS – Mas, como te disse, eu nunca perguntei nada sobre isso, nem estava preocupado. José amava-me muito, fez de mim um homem. Ensinou-me a trabalhar, a ser justo. Um dia te direi como foi o seu fim.

RAQUEL - Ou seja, a possibilidade de que seu pai não tenha sido o seu pai…

JESUS – Pai, não é somente aquele que gere. Isso qualquer animal faz. Pai é quem te cria, quem te ensina a viver.

RAQUEL - Em resumo, Jesus Cristo deixou-nos sem anjos anunciadores a Maria, sem sonhos reveladores a José, sem virgens a dar à luz… o que nos resta?

JESUS – Resta-nos o amor. Minha mãe e meu pai amavam-se, é o mais importante. A única coisa importante.

RAQUEL – Amigos e amigas agora queremos ouvi-los. Os telefones da nossa Emissora estão disponíveis.

Eu sou Raquel Perez.

Site Meter