terça-feira, agosto 30, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



À 13ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:



“JOSÉ, MARIDO DE MARIA?” (1)


O Grande Desconhecido

Ao contrário de Maria em que os Evangelhos nos dão dados importantes para reconstruir características da sua personalidade, de José não se diz uma só palavra. Só em dois dos quatro Evangelhos, José aparece várias vezes mas apenas nas narrativas da infância de Jesus, que mais que históricos ou biográficos, comunicam símbolos da cultura judaica, sendo construídos com referências a personagens e acontecimentos do Antigo Testamento.

Por exemplo, o José que em recebe em sonhos o anúncio de que Maria deu à luz um filho faz lembrar o José de Genesis que sonhava o futuro. Apesar do pouco que sabemos de José de Nazaré, a Igreja Católica produziu uma abundante literatura sobre ele, até construir um ramo da teologia denominado “Josefología". Desde há anos os “Josefólogos” realizam congressos internacionais em diferentes países para construir especulações sobre o significado da vida deste homem.


Um Artesão que Faz-Tudo

Que José era "carpinteiro"baseia-se numa citação do Evangelho de Mateus, que fala de Jesus como "filho do carpinteiro" (Mateus 13:55). A palavra aramaica para descrever este ofício é "nagar", que significa algo mais amplo: artesão. A palavra grega usada por Mateus na sua escrita é "Tekton" conceito ainda mais amplo, que designa um trabalhador em geral, alguém que faz qualquer trabalho.

Site Meter