segunda-feira, agosto 29, 2011

A relação entre brasileiros e portugueses tem uma história por vezes mal contada e com equívocos à mistura. Miguel Sousa Tavares, jornalista, licenciado em Direito, advogado, comentador político na televisão e na imprensa, é uma voz independente e desassombrada, como foi a de seu pai, Francisco Sousa Tavares, também ele advogado e de Sophia de Mello Bryner, escritora e uma das maiores poetisas da língua portuguesa.
Este texto é esclarecedor, a história e os factos são o que são e o Miguel Sousa Tavares fala deles sem qualquer espécie de complexos. Vamos aqui transcrevê-lo, aos poucos, para não tomar muito tempo aos meus amigos.





ONDE ESTÀ O MEU OURO DE MINAS?

(Graças ao D. João V, sobretudo, ainda hoje nos tomam por ladrões no Brasil.)

Estamos a assistir ao regresso cada vez mais acentuado dos imigrantes brasileiros ao Brasil. Eles trouxeram a esta terra de gente macambúzia e eternamente insatisfeita uma delicadeza e uma alegria que só nos fizeram bem e que vão deixar saudades. E também acho que quando esta leva de imigrantes do Brasil aqui começou a chegar, fugindo de uma situação económica negra para vir encontrar um país então no apogeu das esperança e das ilusões (o tal "oásis", que viria a secar), foram recebidos com uma altivez e uma arrogância de novos-ricos que só as andanças da história podiam, em parte, desculpar. De facto, as relações Portugal-Brasil, nos últimos 150 anos, são um interminável jogo de ioiô, em que, quando um está em baixo, o outro está em cima, e vice-versa, com ciclos de emigração, económica ou política, cruzados ao sabor da situação interna de cada um de nós. (Continua)

Site Meter