segunda-feira, agosto 08, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À 8ª ENTREVISTA SOB O TEMA:


“FUGA PARA O EGIPTO”. (1)


Três Relatos Que Não São História




Quando Jesus nasceu, ainda que a influência romana já fosse sentida com força crescente na Palestina, o país ainda era governado pelo rei Herodes, o Grande, que governou por 40 anos com uma reputação de criminoso.

No Evangelho de Mateus, Herodes foi responsável por um massacre de crianças em Belém, após a chegada do Oriente de uns Magos a Jerusalém e da fuga para o Egipto de José, Maria e Jesus. Estas três histórias não correspondem aos factos históricos. São esquemas de catequese orientados para apresentar Jesus como o novo Moisés às comunidades cristãs.

Os textos procuram estabelecer paralelismos entre Moisés e Jesus: quando Moisés nasceu no Egipto, o faraó decretou a morte de todas as crianças do sexo masculino israelita (Êxodo 1,15-22). Já homem, Moisés teve de fugir para o sul do Egipto e de lá regressar para libertar seus irmãos (Êxodo 2,11-15).

A Bíblia deve ser lida tendo em conta que contém muitos símbolos, mitos, lendas e tradições do povo judeu que foram transferindos para o Novo Testamento, ignorando o tempo e os contextos culturais em que foram
escritos.

Site Meter