quarta-feira, setembro 21, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À 16ª ENTREVISTA SOBRE O TÍTULO:

“JESUS ANALFABETO” (4º e último)





Escrito em Hebraico

Jesus falava em aramaico, e a Torá e as restantes Escrituras foram escritas em hebraico. O alfabeto hebraico tem 22 caracteres e é lido e escrito da direita para a esquerda, ao contrário de como fazemos nas línguas ocidentais. Em hebraico, somente se escrevem as consoante. Nesta entrevista, Jesus refere-se ao dia em que ele leu na sinagoga de Nazaré uma passagem do profeta Isaías (Mateus 13,53-58, Marcos 6,1-6, Lc 4,16-28) que, naturalmente, estaria escrito em hebraico.


Os Essénios e os Manuscritos do Mar Morto

Os essénios eram um grupo religioso que começou a formar-se na Judeia 200 anos antes do nascimento de Jesus. Eles eram muito críticos das práticas religiosas do Templo de Jerusalém e como expressão da sua rejeição, retiraram-se para o deserto para viverem uma espécie de vida monástica comunitária, em Qumran, nas margens do Mar Morto. Ali recebiam jovens como discípulos e uma de suas tarefas era copiar as Escrituras.

Quando, no ano 70 DC, os romanos arrasaram Jerusalém, os essênios fugiram do mosteiro e deixaram enterrados nas cavernas da área onde viviam jarros de barro com os seus manuscritos. Estes pergaminhos, chamados “Manuscritos do Mar Morto", escritos em peles de animais (pergaminho) e um em folha de cobre foram descobertos entre 1947 e 1956. São os manuscritos conhecidos mais antigos de alguns livros do Antigo Testamento. Estão escritos em hebraico, bastantes em aramaico e alguns em grego.

Site Meter