terça-feira, setembro 20, 2011

HODJA


As histórias e anedotas de Hodja representam soluções que a imaginação colectiva dos turcos foi utilizando para resolver muitos problemas complexos do quotidiano. Como tal, desafiam qualquer tentativa de indexação ou de classificação em função deste ou daquele critério.

Na realidade, a moral e as idéias que ressaltam das suas histórias tornaram-se provérbios ou dizeres do povo e nos livros já publicados podemos encontrar entre 200 a 350 histórias e anedotas.

O povo turco, e porque não o português, aprendeu com ele que nos problemas sociais insolúveis ou intratáveis o melhor era abordá-los com humor. Muitas das histórias que a minha avó me contava em pequenino eram, sem ela saber, histórias do Hodja que romperam as fronteiras e na boca de marinheiros e comerciantes “invadiram” a europa.

Ressalta das histórias que já leram aqui, no Memórias Futuras, o espírito de um homem intelectualmente livre, democrata, profundamente crítico que moldou os turcos como um povo orgulhoso.

As suas histórias têm uma utilidade social, defendem a pluralidade das opiniões e contribuem para o equilíbrio da sociedade em vez da desordem e do caos. Ainda hoje, as pessoas da cidade onde Hodja nasceu, Sivrihisar, são famosas pelo sentido de humor.

Para Hodja, nada estava acima do seu sentido crítico e humorístico desde a Religião, o Estado e os diferentes hábitos de natureza cultural.

Grande observador do seu semelhante, ele satirizava os comportamentos, fazendo chacota e dessa forma, chamava para eles a atenção das pessoas.

Antigamente, Hodja significava Homem de Fé. Com o tempo fizeram-lhe justiça e a este velhinho simpático passaram a chamar-lhe Mestre, Professor. Eu acrescentaria Sábio…



Na imagem, o monumento a Hodja na sua cidade natal. Desconheço quem seja o senhor que se fez fotografar ao lado. Presumivelmente, o presidente da Câmara ou um outro político local candidato ao cargo...

(clik na imagem e aumente)

Site Meter