segunda-feira, setembro 19, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À 16ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:



“JESUS ANALFABETO” (2)



Ser Judeu é ser um Leitor

Jesus provavelmente recebeu instrução e alfabetização, muito básicas no tempo que ele viveu e, especialmente, tendo sido criado numa área rural da Galileia. Era preciso ter em conta que o povo de Israel, ao tempo de Jesus, um povo que se tinha construído à volta de um Livro, a Torah. “A leitura é a actividade essencial de um judeu”, diz o rabino e filósofo Marc-Alain Ouaknin – “ser leitor desde a infância é uma forma de ser judeu, o que explica não haver analfabetos entre os judeus.”


Só os Crianças Varões

Já no tempo de Jesus, todos os meninos deviam frequentar a escola a partir de cinco anos de idade. Era na Sinagoga, onde todos os sábados a comunidade se reunia para rezar e ouvir as Escrituras, que o rabino ensinava as crianças a ler mas não escrever. A escrita era controlado pelos escribas.

As meninas não iam à escola, por considerar-se que elas não precisavam de saber ler para desempenharem a sua única ocupação como adultas: as tarefas domésticas. Só as meninas de melhor situação social que viviam na capital recebiam alguma instrução. Assim, são incompatíveis com a realidade as imagens que retratam Maria lendo, sentada ou ajoelhada. Se Jesus sabia algo de letras, Maria era totalmente analfabeta.

Site Meter