segunda-feira, setembro 12, 2011

TEREZA

BATISTA

CANSADA

DE

GUERRA


Episódio Nº 203




Se Toninho da livraria não arranjou, ninguém vai lhe conseguir um exemplar, seja porque dinheiro for, do CASO DO VELHO QUE MORREU GOZANDO NA MULATA, composto em Aracaju pelo cego Heliodoro, com pouco nome feio mas com uma descrição retada da folgança da morte, que a gente se tiver mulher por perto, chama aos peitos e se desforra e se desforra dos cruzeiros gastos na compra do folheto.

A descrição da morte, de tão bonita e comovente, chega a dar vontade de se morrer da mesma forma. Nem por ser cego, Heliodoro enxerga menos. Parece ter visto o acontecido acontecer.

Pode ser que Toninho lhe arranje algum dos que se publicaram aqui na Bahia: O VELHO QUE LEVOU A BRECA NA HORA DE GOZAR, de mestre Possidónio de Alagoinhas, violeiro de valor mas infeliz nesse livrinho. Tudo errado fazendo do doutor ruim patrão, dela suja criada, envolvendo a patroa no enredo, a surgir na hora errada para matar de susto o pobre velho, nem parece obra saída da cachola de mestre Possidónio.

Para completar os absurdos, na gravura ele pôs cavanhaque no doutor, transformou os negros cabelos de Tereza em carapinha.

A família pagou um dinheirão pela edição destes folhetos, mas os dois sabidos esconderam vários números para vender depois, devagarinho. Não vale a pena ler, não levantam o pau nem fazem a gente rir.

O que se passou comigo foi pior, pois dei nome aos bois e não me reduzi ao caso do nome do doutor, contei os podres todos da família, chifres, desfalques, cheques sem fundos, contrabando, os irmãos, os filhos e o genro e por aí fora, uma antologia, acredite.

Dei com os costados na cadeia e para me livrar tive de ceder por uma ninharia a edição completa. O advogado dos parentes fez questão de vir a minha casa acompanhado pelo comissário da polícia, arrebanhou e destruiu uns poucos exemplares escondidos debaixo do colchão, guardados para servir a amigos como o distinto. Me ameaçaram de mais cadeia e de porrada se algum aparecesse à venda; veja quanto risco corre um pobre trovador.

Assim sendo, se o prezado deseja mesmo ler A ÚLTIMA TREPADA DO DOUTOR MORTO NA HORA AGÁ, tem de pagar o preço dos versos e o preço do perigo. Perca o amor a uma nota de quinhentos e eu lhe facilito um exemplar, o último que sobra, por simpatia pelo amigo não pelo dinheiro.

No meu folheto contei tudo direitinho, não perdi tempo com bobagens. Não entreguei a alma do doutor a Satanás nem disse que Tereza ficou doida e se atirou no rio, conforme inventaram e escreveram.

Contei a verdade e nada mais: para o doutor, morrer naquela hora, daquele jeito, foi uma bênção de Deus; o peso da morte ficou foi nos ombros de Tereza, peso mais ingrato!

Assim escrevi por assim pensar e entender, eu, Cuíca de Santo Amaro, o Tal, de fraque e chapéu de coco em frente do Elevador Lacerda, mercando minha inspiração e minhas rimas. (clik na imagem e aumente)

Site Meter