sábado, outubro 15, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À 21ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:

“ELE MUTIPLICOU PÃS E PEIXES?” (1)



Pão, Sinónimo de Comida




No tempo de Jesus, o pão, geralmente de cevada, era o alimento básico dos pobres. As refeições diárias eram compostas de água, pão e azeite de oliveira. O pão é muitas vezes sinónimo de "alimento" nas páginas da Bíblia, onde a relação pão-alimento aparece em 293 passagens no Velho Testamento e 96 no Novo.
No lago da Galileia havia 25 espécies de peixes, algumas delas nativas e por isso as populações do lago estavam familiarizados com o consumo de peixe.

Um Mundo ainda com Fome


Embora saibamos que as técnicas mais avançadas agrícolas para produzir o alimento chegariam para satisfazer toda a humanidade, boa parte dos seres humanos ainda sofrem de fome. De acordo com o relatório anual de 2004 "O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo" pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação), 852 milhões de pessoas no mundo sofrem de fome crónica o que significa cerca de um em cada sete pessoas.

A FAO informou que 5 milhões de crianças morrem anualmente de fome e que nascem a cada ano mais de 20 milhões de crianças abaixo do peso normal por causa da fome de suas mães, o que significa um risco para a sua vida e compromete o desenvolvimento de seu cérebro e seu corpo. A tendência ascendente do número de crianças e adultos com fome está relacionada com a rápida concentração de riqueza e de oportunidades.
Entre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, acordados por todos os chefes de Estado no mundo, é a meta de reduzir para metade a fome em todos os países do mundo em 2015.

Site Meter