terça-feira, outubro 04, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 19 SOBRE O TEMA:


“MARIA MÃE DE DEUS?” (1)



Maria, fechada em quatro Dogmas

A Igreja Católica proclama quatro "dogmas de fé" em torno de Maria. O central é que Maria é Mãe de Deus. Os outros são: Maria é Virgem; Maria não teve pecado original (Imaculada Conceição) e Maria subiu ao céu em corpo e alma (Assunção aos céus).

Igreja Católica proclama também as outros quatro "verdades fundamentais" sobre Maria: -Maria é co-redentora, Maria é Rainha; é Mãe espiritual de todos os crentes e Maria é a Medianeira de todas as graças.

O culto de Maria tem estado em ascensão imparável ao longo dos séculos. A primeira igreja dedicada a Maria não aparece em Roma até ao século IV. E é até ao século VIII que reserva a Maria reserva a Maria um culto "hiperdulia" (extrema reverência), abaixo do "latria", merecido apenas a
Deus e a Jesus, mas bem acima de "dulia" que é merecido por todos os santos.

A partir do século XVI, a Reforma Protestante desafiou o culto de Maria: protestantes históricos não suportam os dogmas marianos. No entanto, nem a crítica protestante da Mariologia Católica contribuiu para des-patriarcalizar o Cristianismo nascido da Reforma. Em vez disso, enfatizou os seus traços masculinos, e até empobreceu emocionalmente a sua espiritualidade.

Site Meter