segunda-feira, outubro 03, 2011

ENTREVISTA Nº19


COM JESUS CRISTO SOBRE O TEMA:



“MÃE DE DEUS?”


RAQUEL – Emissoras Latinas continuam com Jesus Cristo sobre a devoção generalizada no mundo católico, ao rosário. O senhor disse-nos que sua mãe não tinha pedido a ninguém para o rezar. Quem, então? Talvez o senhor mesmo quando andou por estas terras?

JESUS - Não, porque essa oração tem algo que não me soa bem.

RAQUEL – Algo?

JESUS - Uma frase. Como é isso de Santa Maria?...

RAQUEL - Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós…

JESUS – Santa… está bem, porque minha mãe e todas as mães são santas. Elas são abençoadas, fazem o milagre da vida, o maior dos milagres. Mas, Mãe de Deus?...

RACHEL - Bem, Mãe de Deus porque…

JESUS - Deus não tem mãe ou pai. Porque se os tivesse não seria Deus.

RAQUEL - Mas como o senhor é Filho consubstancial de Deus Pai e Maria é sua mãe, então Maria é também mãe de Seu Pai, que é Deus ... É um dogma.

JESUS - Não, isso é uma bagunça. Deus não tem começo nem fim. Se ele tivesse uma mãe seria mortal como qualquer filho de uma mulher… Quem inventou tal coisa?

RACHEL - Eu não sei, mas posso tentar saber… vamos ver ... talvez a psicóloga britânico Anne Baring ... Ela sabe muito sobre sua mãe… Anne Baring?...incomodo-a para que nos esclareça uma dúvida… De onde saiu isso de que Maria é Mãe de Deus?

ANNE - Do Concílio de Éfeso, no século quinto. Foi uma jogada de bispo Cirilo. O bispo, um personagem arrogante e fanático que tinha ordenado o incêndio da Biblioteca de Alexandria, estava em disputa com um outro bispo chamado Nestório.

JESUS – E que tem a ver essa luta de bispos minha mãe?

RAQUEL – Jesus pergunta o que tem isso ver com a sua mãe.

ANNE - Nesse conselho, Cyril queria liquidar as idéias de Nestório sobre Maria. E para isso, propôs a "Theotokos".

RAQUEL - O que é isso?

ANNE - "Theotokos", é uma palavra grega que significa que Maria é Mãe de Deus. Como aos outros bispos isto lhes parecia uma heresia dizer que Deus tinha uma mãe, Cyril subornou-os com grandes somas de dinheiro e ganhou a votação. Podemos pois dizer que a Mãe de Deus foi um dogma bem pago.

RAQUEL – Obrigado Anne …Francamente… o nosso público deve estar atordoado… E o senhor, Jesus Cristo, o que acha do que acabamos de ouvir?

JESUS - Eu acho que para engrandecer minha mãe diminuiu-se Deus.

RAQUEL - Se sua mãe estivesse aqui connosco ...
JESUS - Iria rir, assim como eu. Nem mesmo Paulo, que se enredava tanto a falar de mim e Deus, chegou a dizer tal coisa.

RAQUEL - Mas então quem é Maria?

JESUS - Maria é minha mãe.

RAQUEL - E sobre Deus?

JESUS - Deus é Deus, Rachel. Deus não tem mãe. Você sabe por quê? Porque Deus é mãe.

RAQUEL - Um momento, Jesus Cristo, eu tenho uma chamada em linha… Sim? ... Como vai ser?... Onde? ... Obrigado pelo aviso… Jesus Cristo, temos que ir.

JESUS - O quê?

RAQUEL - Parece que um grupo de cristãos está indignado com as coisas que estão a ser ditas e vêm para aqui... querem apedrejá-lo, são fundamentalistas do Vaticano, fanáticos…

JESUS – Como os de Cyril!... a história se repete ... Quando eu falei aqui na Nazaré, há dois mil anos, aconteceu a mesma coisa. Nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra ... ou na sua igreja. Vamo-nos!

RAQUEL – Para onde?

JESUS - Cafarnaum. Eu quero ver o lago da Galileia! ... Vamos agora.

RACHEL - Bem, vamos...

Site Meter