sexta-feira, outubro 07, 2011

TEREZA

BATISTA

CANSADA

DE

GUERRA


Episódio Nº 224



Cangaceiro sertanejo, meteu-se Emiliano Guedes a gangster citadino, o que era virtude no agreste degenerou em vício no asfalto, e a grandeza dos Guedes das Cajazeiras se acaba no deboche, escrevera o foliculário Haroldo Pêra na indigesta pasquinada. Muitas vezes o doutor meditara sobre a frase maligna.

- Talvez eu não devesse ter vindo para a capital. Mas quando as crianças nasceram, deu-me a ambição de fazer mais dinheiro para eles, aumentar a riqueza da família. Para eles tudo era pouco.

Emiliano voltara a casar homem maduro, recrutando, dessa vez, a noiva em família importante, grandes senhores de terras.

Herdeira rica, Íris somou novos bens à fortuna do marido e lhe deu um casal de filhos, Jairo e Aparecida.

O doutor esforçara-se para manter com a esposa relações de afecto e intimidade, se não de amor; não conseguiu. Contentou-se, então em lhe oferecer conforto e luxo, ela não pedia mais e pouco concedeu ao marido além dos filhos. Manter-se honesta não lhe custou esforço ou sacrifício, os prazeres da cama nada lhe diziam. Emiliano não se lembra de quando a teve pela última vez, inerte. Engravidou e pariu, foi tudo. Apática, indolente, na verdade Íris nunca se interessou fosse pelo que fosse. Nem mesmo pelos filhos, dos quais Emiliano assumiu total controlo: vou fazer deles um comandante e uma rainha.

Os filhos, ah! Fonte permanente de alegria, meta de sonhos, para eles o doutor vivera e labutara.

- Por eles mandei matar e me matei, Tereza.

Malogro imenso. Igual aos primos. Jairo formou-se em Direito, apenas não se contentou em trocar pernas na Bahia.

A pretexto de um curso na Sorbonne, embarcou para Paris, na Universidade nunca pôs os pés, mas conheceu a fundo todas as pistas de corrida e todos os casinos da Europa. De quem herdara a paixão do jogo? Finalmente, Emiliano cansou-se daquele desbarato de dinheiro, fê-lo voltar. Com diversas opções, Jairo escolheu a direcção da sucursal do Banco em São Paulo. Um ano depois descobriram o desfalque, rombo de milhões gastos em cavalos e éguas de corrida, no bacará e na roleta. Cheques sem fundos estouraram noutros bancos, uma desmoralização.

Abafou-se o escândalo mas ninguém pôde impedir que a notícia circulasse. Não fosse sólido o Banco e a onda de boatos teria abalado o seu prestígio. Abalara o doutor, aquela fortaleza de vida e de entusiasmo.

- Nem sei te dizer, Tereza, o que senti. É impossível…

Degradado para a usina, Jairo passa o dia inteiro ouvindo discos, quando não se toca para Cajazeiras, atrás de brigas de galo.

- Que fazer com ele, Tereza, me diga?

Pior de todos, Aparecida, a predilecta. Casara-se no Rio, à revelia da família, comunicara a cerimónia aos pais num telegrama onde pedia dinheiro para a lua-de-mel no Niágara.

Núpcias de milionária baiana com conde italiano, noticiaram as colunas sociais. Até a apática Íris vibrou com a aquisição do sangue azul peninsular.

Emiliano tratou de saber quem era e de onde vinha o inesperado genro, a grei e os antecedentes do suposto nobre romano, Túlio Bocatelli. (clik na imagem)

Site Meter