terça-feira, dezembro 06, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 29 SOBRE O TEMA:

“CUROU ENFERMOS?” (2)


A Fé Move Endorfinas


Como explicar este "milagre" e muitos "milagres" deste tipo? A Fé move montanhas , disse Jesus. O que Jesus não podia saber, porque na época ninguém sabia, é que a fé pode mover as endorfinas .

Alguns curandeiros são simples charlatães que se aproveitam apenas da ignorância e das necessidades do povo. Um filme que apresenta criticamente, com inteligência e humor, como agem esses farsantes é "O Salto da Fé" ("Leap of Faith", 1992), dirigido por Richard Pearson.

Em outros casos, não se trata de truques mas do conhecido "efeito placebo": ao paciente é dado uma pílula que nada mais é que açúcar ou uma injecção de soro, mas dizendo que é um remédio muito eficaz para doença. Até 50% dos casos os pacientes sentem-se melhor.

Por que acontece isto? Explica o Dr. Arriola:

- Como o paciente tem fé na medicina recebida o seu corpo reage positivamente desenvolvendo no cérebro uma substância chamada endorfina, que é como uma morfina natural, que alivia a dor e o faz sentir-se melhor. A descarga de endorfinas no sangue, explica, por exemplo, que um indivíduo, durante um incêndio, saia correndo mesmo que tenha um pé quebrado. E também explica que um paciente a quem um curandeiro ou um pregador lhe estenda as mãos deixe a sua prostração. E é possível que essa mulher realmente se cure da sua doença, como a do velho que eu “curei” que era mais psicológica do que física.

Com uma dose de confiança no médico e uma descarga de endorfinas, alguns pacientes levantam -se, recuperam a visão, curam-se. O nosso corpo é a melhor farmácia que temos. O nosso corpo reage às enfermidades e produz as substâncias que precisa para a cura. O “milagre” acontece por nós mesmos.

Site Meter