segunda-feira, janeiro 23, 2012

ENTREVISTA FICCIONADA

COM JESUS CRISTO Nº 36 SOBRE O TEMA:
“O ATEÍSMO”



RAQUEL - Entrevistamos hoje Jesus Cristo numa curva da estrada de Jerusalém a Jericó. Esta paisagem desolada foi o cenário para uma de suas parábolas mais importantes e memoráveis. É isto mesmo ou estou errada?


JESUS - Não, não estás errada. Os mestres da lei perguntaram-me um dia qual era o principal mandamento.


RAQUEL - E não sabiam eles que eram professores?


JESUS – Claro que sabiam muito bem. Amar a Deus e amar o próximo, disse eu. Mas eles insistiram: Quem é o meu próximo? Eles queriam me provocar.


RAQUEL – E o senhor?


JESUS – Contei-lhes uma história para provocá-los a eles. Uma vez um homem foi ferido por bandidos nesta mesma estradada. Passou um sacerdote e não o viu. Passou um levita e também não o viu. Então passou um samaritano, e ajudou-o. Então eu disse aos mestres da lei: o teu próximo é o que está no caminho, o teu próximo é aquele que precisa de ti. Disse-lhes, então, que dos três o Samaritano era o único que amava a Deus.


RAQUEL - E funcionou a sua provocação?


JESUS - Sim, eles se afastaram zangados.


RAQUEL – Porquê zangados?


JESUS – Por causa do samaritano. Quando eu era menino, ouvia dizer: "Samaritano pagano e marrano” (Pagão e porco). Não eram judeus puros, não se misturavam com ninguém. O pior é que os samaritanos não acreditavam em sacerdotes, no Templo ou no Deus dos judeus.


RAQUEL - Eram ateus?


JESUS – Essa palavra não era usada no meu tempo. Mas sim, os samaritanos não acreditavam no nosso Deus. Eles foram… ateus relativamente ao nosso Deus.


RAQUEL - Como é que pode ser isso? Ser ateu de um Deus e não ser de outro?


JESUS - Existem falsos deuses, são ídolos. Você tem que derrubá-los, parar de acreditar neles.


RAQUEL - Refere-se à actual crise de fé?



JESUS - No meu tempo, foram os sacerdotes, com os seus privilégios, e os levitas, com suas leis e mais leis, que causaram a crise da fé.


RAQUEL - Bem, desta vez algo semelhante acontece. O senhor deve ter notado. Muitas pessoas proclamam-se ateus pelos maus exemplos dos padres, dos pastores...


JESUS - Bem-aventurados os ateus, eles encontrarão Deus.


RAQUEL – De novo a bem-aventurança?


JESUS - Olha, Raquel, os sacerdotes de Jerusalém adoravam um ídolo que exigia sacrifícios de sangue, encargos insuportáveis, recusava as mulheres, os doentes… Eu revoltei-me contra esse Deus, e disse aos meus compatriotas que não acreditava nesse Deus ... que eu também era um ateu, ateu desse Deus.


RAQUEL – Então o senhor não condena o ateísmo?


JESUS - Como posso condená-lo? Pode ser um atalho para o verdadeiro Deus.É preciso parar de acreditar em falsos deuses para buscar e encontrar Deus.


RAQUEL - Como explica o senhor essa afirmação ... tão intrigante?


JESUS – Eu expliquei-o neste mesmo caminho ... Ouve, Raquel, quando se encontra o verdadeiro Deus já não se olha para cima, mas nas laterais. O sacerdote e o levita acreditavam num deus falso, um deus nas nuvens. Foi o samaritano que realmente acreditava em Deus porque ele viu o homem ferido, aproximou-se dele e tornou-se o seu próximo. Só acredita em Deus,

quem ama seu próximo.


RAQUEL – Do caminho do Bom Samaritano e, a partir de hoje, o ateu bom, no deserto da Judéia, Raquel Perez, Emissoras Latinas.

Site Meter