segunda-feira, março 19, 2012

GABRIELA

CRAVO
E
CANELA


Episódio nº 51





- Coisa a pensar? As eleições se aproximam. E a começar imediatamente.

- Você pensa mesmo que encontraria apoio, gente disposta a marchar comigo?

- É só você se dispor. Veja: essa história da barra pode ser decisiva. É uma coisa que bole com o povo todo. E não só daqui. De Itabuna, de Itapira, de todo o interior. Você verá: a chegada do engenheiro vai ser uma sensação.

- E depois virão as dragas, os rebocadores…

- E a quem Ilhéus deve tudo isso? Você já viu o trunfo que tem na mão? Melhor do que baralho marcado. Sabe qual a primeira providência a tomar?

- Qual?

- Uma série de artigos no Diário desmascarando o Governo, a Intendência, mostrando a importância do caso da barra. Veja você, até jornal nós temos.

- Bem, não é meu. Botei dinheiro para ajudar, mas Clóvis Costa não tem nenhum compromisso comigo. Creio que é amigo dos Bastos. Pelo menos de Tonico, andam juntos…

- Amigo de quem lhe pagar melhor. Deixe ele por minha conta.

O exportador quis aparentar uma última vacilação:

- Valerá mesmo a pena? Política é sempre tão suja…

- Mas, se é para o bem da terra… - Sentia-se levemente ridículo – Talvez seja divertido - emendou.

Meu caro se você quer realizar seus projectos, servir a Ilhéus, não tem outro jeito. Idealismo só não basta.

- Lá isso é verdade…

Batiam palmas na porta a empregada ia abrir. A figura inconfundível do Doutor exclamava:

- Fui ao seu escritório, dar-lhe as boas vindas. Não o encontrei, aqui vim para cumprimentá-lo – Suava sob o colarinho de bunda virada, a camisa de peito engomado.

O Capitão apressou-se.

- Que me diz, Doutor, de termos Mundinho Falcão candidato nas próximas eleições?

O Doutor ergueu os braços:

- Grande notícia! Sensacional! Voltava-se para o exportador.

– Se para alguma coisa podem servir-lhe os meus modestos préstimos…

O Capitão olhou para Mundinho como a dizer-lhe: “Viu que eu não lhe mentia? Os melhores homens de Ilhéus…”

- Mas ainda é segredo, Doutor.

Sentaram-se os três, o Capitão começou a explicar o mecanismo político da terra, as ligações entre os donos de votos, os interesses em jogo. O Dr. Ezequiel Prado, por exemplo, homem de tantos amigos entre os fazendeiros, estava descontente com os Bastos, não o haviam feito presidente do Conselho Municipal…



(Click na imagem)

Site Meter