terça-feira, abril 10, 2012

A INFUÊNCIA DOS GRANDES AUTORES DO SÉC. XX E O QUE APREDEMOS ou devíamos ter aprendido COM ELES.

Textos de José Mário Silva



ERNEST HEMINGWAY (1899- 1961)

A enorme influência de Hemingway na literatura mundial faz-se sentir de dois modos. Primeiro: - através da forma como escrevia: frases curtas, dinâmica narrativa colada ao osso da história, diálogos exemplares.



São inúmeros os escritores americanos que lhe devem qualquer coisa a este nível: J. D. Salinger, Kerouac, Hunter S. Thompson, Elmore Leonard e até autores mais jovens como Bret Easton Ellis ou Chuck Palahniuk.


Depois, enquanto figura literária: - O yankee à solta na Europa, a viver a Festa em Paris, a atravessar a guerra de Espanha, dando o corpo ao manifesto e exemplificando o que é isso da “grace under pressure”, corresponde na perfeição ao ideal do escritor aventureiro. Não será exagerado dizer que a forma como viveu (e morreu, disparando um tiro na cabeça) foi uma das suas melhores obras, se não a melhor.


Hemingway é ainda o centro de um negócio de nostalgia, que tantos turistas leva a Cuba à procura de daiquiris* ou como imitadores a Key West para um concurso de sósias.

O QUE NOS ENSINOU: - A literatura como reflexo da vida e a vida como reflexo da literatura.

*Daiquiris – É uma bebida, alegadamente famosa no mundo, que é feita no El Floridita Bar, em Havana, Cuba e que era da preferência de Hemingway.
A receita é uma mistura simples de sumo de limão e rum com um xarope normal de sabor de frutas ao sua gosto, tudo batido com gelo. Aí tem… beba com moderação.

Site Meter