quinta-feira, abril 12, 2012

Os Autores mais Influentes do séc. XX e o que aprendemos ou “devíamos ter aprendido” com eles.
Texto de: José Mário Silva



JAMES JOYCE (1882-1941)

Há precisamente dez anos, a revista Time elegeu Joyce como o escritor mais influente do século XX. A escolha compreende-se. Nascido em1882, soube fazer a ponte entre a tradição literária e as vanguardas. Se as primeiras obras (Gente de Dublin ou Retrato do Artista Quando Jovem) ainda respeitavam os principais códigos narrativos vigentes, o romance Ulisses (1922) estilhaçou todas as regras, revolucionando a literatura de uma forma que só tem paralelo com as mudanças de paradigma instauradas por Einstein no campo da Física.

Aliás, foi T. S. Eliot quem afirmou que a utilização dos mitos clássicos (a Odisseia, com as suas personagens e simbolismos) em contexto moderno teve “a importância de uma descoberta científica”. Ao transformar as deambulações de Leopold Bloompor Dublin, no dia 16 de Junho de 1904, numa obra de arte total extremamente complexa, Joyce, abriu rumos seguidos por outros grandes escritores, de Beckett a Faulkner, de Bellowa a Garcia Márquez.

O que nos ensinou: a audácia do experimentalismo linguístico (levado para lá de todos os limites no quase ilegível Finnegans Wake)

( Click na imagem de James Joyce)

Site Meter