quarta-feira, maio 16, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 99


 - E o marido?

 - Inteiramente do coronel. Já sabe tudo sobre Ribeirinho. E comigo não quer nada. Que a mulher ria para Ribeirinho, saia dançando com apertadinha, que segure a testa para ele vomitar, o crápula acha uma beleza. Mas basta eu me aproximar e ele se mete no meio. Aquilo não passa de um cafetão emérito.

- Tem medo que você estrague o negócio dele.

 - Eu? Só quero as sobras. Que Ribeirinho pague e eu me contento contento com os dias feriados… Quanto ao marido, não se preocupe. A essas horas ele já deve saber que sou filho do chefe político da terra. Que tem de se comportar direito comigo.

Chico Moleza chegava com o almoço. Nacib abandonou o balcão, instalou-se numa das mesas, amarrando um guardanapo no pescoço:

 - Vamos ver que tal a cozinheira…

 - A nova? – Tonico aproximou-se curioso.

 - Nunca vi morena tão bonita! Chico Moleza deixava as palavras rolar preguiçosamente.

 - E você me disse que era uma bruxa, seu árabe sem vergonha. Escondendo a verdade de seu amigo. Hem?

Nacib destapava a marmita, separava os pratos.

 - Oh! – exclamava ante o arma a exalar-se da galinha de cabidela, da carne de sol assada, do arroz, do feijão, do doce de banana em rodinhas.

Tonico interrogava Chico Moleza:

 - Bonita de verdade?

 - Se é…

Curvava-se sobre os pratos.

 - E não sabe cozinhar, não é? Seu turco mentiroso… Até dá água na boca…

Nacib convidava.

 - Dá para dois. Faça uma boquinha.

Bico Fino abria uma garrafa de cerveja, colocava na mesa.

 - Que é que ela está fazendo? – perguntou Nacib a Chico.

 - Tá numa prosa comprida com a velha. Tão falando de espiritismo. Quer dizer: Mamãe está falando, ela só faz escutar e rir. Quando ela ri, seu Tonico, até tonteia a gente.

 - Oh! – voltava a exclamar Nacib após a primeira garfada. – Maná dos céus. Desta vez, valha Deus, estou bem servido.

 - Prá mesa e prá a cama seu turco…

Nacib empanturrou-se e, após a saída de Tonico, estendeu-se, como fazia diariamente, na espreguiçadeira, à sombra de umas árvores no fundo do bar. Tomou de um jornal da Bahia, atrasado de quase uma semana, acendeu o charuto.

Passava a mão nos bigodes, contente da vida, dissipara-se a tristeza da manhã de enterros. Mais tarde iria à loja do tio, traria um vestido barato, um par de chinelos. E acertaria com a cozinheira os salgados e doces para o bar.

Não pensara, que aquela retirante, coberta de poeira, vestida de trapos, soubesse cozinhar… E que a poeira escondesse tanto encanto, tanta sedução… Adormeceu na paz de Deus. A brisa do mar acariciou-lhe os bigodes.
(Click e aumente a imagem da que poderia ser a vaporosa Anabela a mostrar-se ao coronel Ribeirinho)

Site Meter