sexta-feira, junho 29, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 137


O trabalho começava com o raiar do dia, terminava com o chegar da noite, um pedaço assado de charque com farinha, uma jaca madura comidos às pressas na hora do sol a pino.

As vozes das mulheres se elevavam nos dolentes cantos do trabalho:

Dura vida, amargo fel,
Sou negro trabalhador,
Me diga, seu coronel
Me diga, faça o favor:
Quando é que eu vou colher
As penas do meu amor

O coro dos homens respondia:

Vou colher cacau
No cacaueiro

O grito dos tropeiros apressava os burros apenas a tropa de cacau mole atingia a estrada: «Eh!, mula danada! Depressa, Diamante!» Montado em seu cavalo, seguido do capataz, o coronel Melk Tavares atravessava as roças, fiscalizando o trabalho.

Desmontava, reclamava das mulheres e crianças:

 - Que moleza é essa? Mais depressa, sinhá dona, devagar se cata é piolho.

Mais rápidas as pancadas a partir em duas a casca dos frutos de cacau colocados sobre a palma da mão, o toco afiado de facão a ameaçar os dedos cada vez. Tornava-se mais rápido também o ritmo da canção enchendo as roças, activando os colhedores:

No cacau tem tanto mel,
Ai na roça tanta flor.
Me diga faça o favor:
Quando é que eu vou dormir
Na cama do meu amor?

Por entre as árvores, nos caminhos das cobras, pisando as folhas secas, crescia a voz dos homens colhendo mais depressa:

Vou colher cacau
No cacaueiro

O coronel examinava as árvores, o capataz gritava com os trabalhadores, prosseguia a dura faina diária. Melk Tavares imobilizava-se de repente, perguntava:

 - Quem colheu aqui?

O capataz repetia a pergunta, trabalhadores voltavam-se para ver, o negro Fagundes respondia.

 - Fui eu.

 - Venha cá!

Apontava os cacaueiros , por entre as folhas cerradas; nos galhos mais altos viam-se cocos esquecidos:

 - Você é protector dos macacos? Pensa que é para eles que eu planto cacau? Saco de preguiça, só serve mesmo pra arruaça…

 - Inhô, sim. Não arreparei…

 - Não reparou porque não é roça sua, quem perde dinheiro não é você. Preste atenção de agora em diante.

(Clik na imagem da apanha do cacau)

Site Meter