sábado, junho 09, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 SOBRE A ENTREVISTA Nº 52
 SOBRE O TEMA: 
“AS MULHERES PRIMEIRO?” (7 e últ.)




Suécia: Uma Experiência de Sucesso

Excelentes resultados validam a lei sueca.  Nos primeiros cinco anos de vigência da lei o número de prostitutas nas ruas de Estocolmo foi reduzida em dois terços e os clientes em 80%. Em outras cidades suecas o comércio do sexo nas ruas quase desapareceu. Foram também desaparecendo bordéis e casas de massagens que os encobriam. Também diminuiu o tráfico de mulheres estrangeiras enviadas para a Suécia para a prostituição.  O governo sueco disse que nos últimos anos apenas 200 a 400 mulheres e meninas vieram para a Suécia para esse fim, muito pouco em comparação com as 15 a 17 mil que chegavam da vizinha Finlândia.  Segundo as sondagens, 80% da população sueca apoia a lei.
A experiência sueca é solitária, mas bem sucedida.  É exemplar.  Finlândia e Noruega querem seguir esse caminho.  Está comprovado que a criminalização da prostituição não funciona.  Nem a regulamentação ou a legalização.  Um estudo realizado pela Universidade de Londres em 2003 mostrou que a legalização ou regulamentação sempre levam a um aumento dramático em todas as facetas da indústria do sexo e o crime organizado, a um dramático aumento da prostituição infantil e tráfico de meninas e mulheres para fins sexuais e aumento da violência contra as mulheres.

Nota – Perante esta experiência com tão bons resultados na Suécia pergunta-se qual a razão porque outros países não a põem em prática dentro das suas fronteiras.

Só há uma resposta: falta de vontade política em acabar com um negócio que aproveita a demasiada gente. Um “statu quo” há tanto tempo instalado na sociedade terá criado raízes que se transformaram numa rede de interesses muito poderosos.

Apenas em sociedades de elevados índices éticos e morais será possível aguardar que uma onda de apoio da própria população a estas medidas estimulem e dêem forças aos políticos para avançarem com elas e romperem a teia de interesses

Site Meter