segunda-feira, julho 16, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 150

A pior coisa do mundo é um homem não saber como agir.

 - Onde está a dificuldade?

 - Você não vê? Fico me roendo por dentro, isso me come as carnes. Ando apalermado. Basta lhe dizer que outro dia me esqueci de pagar um título, veja como ando…

 - Paixão não é brincadeira…

 - Paixão?

 - E não é? Amor a melhor e a pior coisa do mundo. Paixão… Amor… Lutara contra aquelas palavras durante dias e dias, a pensar na hora da sesta. Não querendo medir a extensão dos seus sentimentos, não querendo encarar de face a realidade das coisas. Pensara ser um xodó, mais forte do que os outros, mais longo de passar.

Mas nunca penara tanto por um xodó, jamais sentira tais ciúmes, esse medo, esse pavor de perdê-la. Não era o temor irritante de ficar sem a cozinheira afamada, em cujas mãos mágicas assentava grande parte da actual prosperidade do bar. Nem pensara mais nisso, essas preocupações “duraram pouco tempo”. Se ele próprio perdera o apetite, andava num fastio medonho… O que acontecia era ser-lhe impossível imaginar uma noite sequer sem Gabriela, sem o calor do seu corpo.

Mesmo nos dias impossíveis, deitava em seu leito, ela aninhava-se em seu peito, o perfume de cravo a penetrar-lhe o nariz Eram então noites mal dormidas, de desejo contido, acumulando-se para verdadeiras noites de núpcias a renovarem – se a cada mês. Se isso não era amor, desesperada paixão, o que seria, meu Deus? E se era amor, se a vida fazia-se impossível, qual a solução? Toda a mulher, mesmo a mais fiel, tem seu limite” dissera-lhe Nhô-Galo, homem de bom conselho.

Outro que era seu amigo. Não tão discreto quanto Tonico, botocava em Gabriela um olho comprido, súplice. Mas não passava disso, não lhe fazia propostas.

 - Deve ser isso mesmo. Vou lhe dizer, Tonico, sem essa mulher não posso viver. Vou ficar maluco se ela me deixar…

 - O que é que você vai fazer?

 - Sei lá… O rosto de Nacib era triste de ver-se. Perdera aquela jovialidade esparramada nas bochechas gordas. Parecia alongar-se sorumbático, quase fúnebre.

 - Porque você não casa com ela – soltou de repente Tonico, como a adivinhar o que ia por dentro do peito do amigo.

 - Você está brincando? Com isso não se brinca…

Tonico levantava-se, mandava botar os amargos na conta, atirava uma moeda a Chico Moleza, que a aparava no ar:

 - Pois se eu fosse você era o que eu faria…

No bar vazio, Nacib pensava. Que mais podia fazer? Estava longe o tempo quando ia ao seu quarto por desfastio, cansado de Risoleta, de outras mulheres. Quando, como pagamento lhe dava broches de dez tostões, anéis baratos de vidro. Agora lhe dava presentes, um, dois por semana.

Cortes para vestidos, frascos de perfume, lenços para a cabeça, caramelos do bar. Mas que valia tudo aquilo ante as propostas de casa montada, de vida de luxo, sem trabalhar, assim como Glória gastando nas lojas, vestindo-se melhor que muita senhora casada com marido rico?
(Click na imagem do casal: Nacib e Gabriela. Tonico ofereceu ao árabe a solução para o seu problema: "case com ela" Porque é que as saídas óbvias causam tanta estranheza?...)

Site Meter