quarta-feira, julho 25, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 158


Onde foi buscar o direito de mandar aqui? Nosso direito a gente conquistou.

 - Tá certo, coronel. Tudo isso tá certo mas é de outro tempo. A gente vive penando no trabalho, não se dá conta, o tempo vai passando, as coisas vão mudando. De repente, a gente abre os olhos e tudo tá diferente.

Tonico, silencioso e alarmado, escutava. Quase arrependido de ter vindo à sala. No corredor, Jerusa, dava ordens às empregadas.

 - Qual é a diferença? Não tou lhe entendendo…

 - Vou dizer a vosmicê. Dantes, era fácil mandar. Bastava ter força. Governar era fácil. Hoje tudo mudou.

A gente ganhou o mando, vosmicê já disse, derramando sangue. Ganhou pra garantir a posse das terras, era preciso. Mas a gente já fez o que tinha que fazer. Tudo cresceu. Itabuna está tão grande como Ilhéus, Pirangi, Água Preta, Macuco, Guaraci, tão virando cidades. Tá tudo entupido de doutor, de agrónomo, de médico, de advogado. Tudo reclamando. Será que a gente ainda sabe mandar, ainda pode mandar?

 - E porque está assim, tanto doutor, tanto progresso? Quem fez? Foi o senhor, coronel, e foi esse seu criado. Não foi nenhum forasteiro. E agora, que está feito, com que direito se voltam contra quem fez?

 - A gente planta pé de cacau, cuida pra crescer, colhe os cocos, parte, mete os grãos no cocho, seca nas barcaças, nas estufas, bota no lombo dos burros, manda pra Ilhéus, vende prós exportadores. O cacau está seco, cheirando, o melhor do mundo, foi a gente quem fez. Mas será que a gente pode fazer chocolate, a gente sabe fazer? Foi preciso vir seu Hugo Kaufmann lá das Europas. E assim mesmo só faz cacau em pó. Vosmicê, coronel, fez tudo isso. O que Ilhéus tem, o que Ilhéus vale, deve a vosmicê. Deus me livre de negar, sou o primeiro a reconhecer. Mas vosmicê já fez tudo que sabe, tudo que pode fazer.

 - E o que é que Ilhéus está pedindo além do que estamos fazendo? O que é que é preciso fazer? Pra falar a verdade, não vejo essas necessidades. Só o senhor botando dedo em cima para eu enxergar.

 - Vosmicê vai enxergar. Ilhéus está bonito que nem um jardim. Mas Pirangi, Rio do Braço, Água Preta? O povo tá reclamando, tá exigindo. A gente abriu os caminhos com os trabalhadores, os jagunços. Agora se precisa de estradas, jagunços não pode fazer.

O pior de tudo é a barra, essa história do porto. Porque vosmicê ficou contra, coronel Ramiro Bastos? Porque o Governador pediu? O povo tá todo querendo, é uma grandeza pra terra: o cacau saindo daqui para o mundo inteiro. E a gente deixando de pagar transporte para Baía. Quem paga? Os exportadores e os fazendeiros.

 - A gente tem compromissos. Cada um cumpre os seus. Porque se não cumprir se termina o respeito. Sempre cumpri, o senhor sabe disso. O governador me pediu, me explicou. Os filhos da gente depois faz o porto, fora da barra, no Malhado. Tudo tem seu tempo.

 - O tempo chegou, vosmicê não quer se dar conta. No tempo da gente não tinha cinema, os costumes eram outros. Tão mudando também, é tanta novidade que a gente nem sabe para onde virar.
(Click na imagem e nem peço a atenção para a colocação estratégica da flor...)

Site Meter