segunda-feira, julho 23, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 156

 - Vosmicê, está cada vez mais rijo – mentiu Altino.

 - Fazendo das fraquezas forças. Vamos sentar.

O espaldar recto da cadeira. Bonita podia ser, mas era incómoda. Preferias as poltronas macias de couro azul do escritório de Mundinho, estufadas, o copo se afundando molemente, tão cómodas, tiravam a vontade de levantar-se e ir embora.

 - Me desculpe a pergunta: com que idade vosmicê está?

 - Ando nos oitenta e três.

 - Bonita idade. Pois que Deus lhe dê ainda muitos anos de vida, coronel.

 - Na minha família se morre tarde. Meu avô meu avô viveu oitenta e nove anos. Meu pai, noventa e dois.

 - Me lembro dele.

Jerusa entrava na sala trazendo xícaras de café numa bandeja.

 - As netas estão ficando moças…

 - Casei já com idade, o mesmo sucedeu com Alfredo e Tonico. Senão já tinha bisneto, até tetraneto podia ter.

 - Bisneto não vai demorar. Com essa lindeza de neta…

 - É capaz.

Jerusa retornava, retirava as xícaras, dava um recado:

 - Avô, tio Tonico chegou, pergunta se pode vir aqui.

Ramiro olhou para Altino:

 - Que diz, coronel? Conversa particular?

 - Pra seu Tonico, não, é seu filho.

 - Diga a ele que venha…

Tonico surgia de colete e polainas. Altino levantou-se, foi envolvido num abraço cordial, caloroso. «Um vira-bosta» pensou o fazendeiro.

 - Pois, coronel é com muita satisfação que vejo o senhor nesta casa. Quase nunca aparece…

 - Sou homem do mato, só saio do Rio do Braço quando não tenho outro jeito. É de lá prás Águas Claras…

 - Que safra este ano, hem, coronel? – atalhava Tonico.

 - Deus seja louvado. Nunca vi tanto cacau… Pois vim a Ilhéus e resolvi: vou fazer uma visita ao coronel Ramiro. Conversando umas coisas que ando pensando. Na roça a gente fica matutando, de noite… Vosmicê sabe como é, a gente pega a pensar, depois quer dizer.

 - Sou todo ouvidos, coronel.

 - Vosmicê sabe que nessa coisa de política nunca quis me meter. Só uma vez, fui mesmo obrigado. Vosmicê deve-se lembrar: quando seu Firmo era Prefeito. Quiseram fuçar em Rio do Braço, nomear autoridade para lá. Vim falar com vosmiçê naquela ocasião.

Ramiro recordava o incidente. O delegado de polícia, homem seu, demitira o subdelegado de Rio do Braço, um protegido de Altino, nomeara um cabo da polícia militar.

Site Meter