domingo, julho 01, 2012


HOJE É 

DOMINGO

(Da minha cidade de Santarém)

Nos meus tempos de rapaz, durante as férias de Verão na aldeia dos meus avós, na Beira-Baixa, nada me dava mais prazer e provocava maior excitação do que levantar-me de madrugada, ainda antes do nascer do sol, para ir à caça dos passarinhos ou à pesca no rio Tejo.

A ansiedade era tanta que quando o meu velho amigo Adriano, empregado dos meus avós – naquele tempo chamava-se criado - batia aos vidros da janela do meu quarto para me acordar, precisamente na hora e minuto combinados, ele que nunca teve relógio, já eu estava perfeitamente desperto aguardando que ele me chamasse. Eu tinha por este homem uma grande amizade e escondida admiração. Era uma relação que tinha começado nos meus tempos de bebé quando a família ia para a aldeia e lembro-me de pensar, na minha ingenuidade de criança que ainda era nesse tempo, que se alguém havia de ir para o céu era o Adriano. No seu funeral chorei sentidamente o que deve ter provocado a admiração da reduzida assistência.

Por que chora o rapazinho? Devem ter pensado… não lhe era nada, apenas neto do patrão… por que chora ele? - Nunca compreenderiam se eu ousasse dizer mas ainda hoje, tantos anos volvidos, gosto de pensar no meu amigo Adriano… e sei que estou sozinho nesses pensamentos como o estava quando chorei no seu funeral.

Eu penso que há muito deixaram de haver pessoas como o Adriano. Já não era, sequer, do tempo da minha infância. Sabia muita coisa sobre as estrelas e o céu porque era ele o teto do seu quarto em todas as noites de verão quando fazia bom tempo. Nunca o ouvi expressar um desejo, nunca o vi calçado, excepção feita ao dia da festa anual da freguesia, nunca o ouvi pedir nada que não fossem as "ordes" ao meu pai para o outro dia, mas manifestava-se agradecido quando a minha avó, pela manhã, lhe dava um cálice de aguardente.


E lá ia eu, água passada pelos olhos a fugir, sapatilhas nos pés, com toda aquela força e espontaneidade dos quinze anos, caçar ou pescar como se dependesse daí a minha sobrevivência…
Sei hoje, que da mesma forma que a minha herança biológica está inscrita no meu ADN, também, em qualquer “gavetinha” recôndita do meu cérebro, estão guardadas memórias de comportamentos ancestrais dos meus antepassados que viveram na Europa há cerca de 30.000 anos.


Em cada um de nós há um caçador que descende do Homem de Cro-Magnon, nosso remoto avô, que ao longo de milhares de anos tinha que se levantar cedo, talvez sem o meu entusiasmo de criança, para fazer as suas armadilhas, perseguir e caçar os animais que depois de mortos transportava às costas para o acampamento onde as mulheres, crianças e velhos o aguardavam.

Não duvido que o prestígio, a importância, o status do meu “avô” Cro-Magnon, se media pelo tamanho e número das peças de caça que transportava para a improvisada aldeia ou seja, pela sua destreza e eficácia no abastecimento de carne ou talvez, melhor dizendo, pelo papel de liderança e coragem demonstrada dentro do grupo que empreendia as caçadas.

Essa eficácia traduzia-se em admiração que fazia dele um homem desejado pelas mulheres e respeitado pelos outros e por isso, lá estava eu, trinta mil anos depois, no regresso do rio, a “macaquear” o meu “avô Cro-Magnon, percorrendo, orgulhoso, a aldeia com o peixe de meio quilo (nas poucas vezes que o apanhava,..), seguro pelas guelras num convite implícito ao aplauso de todos aqueles com quem me cruzava…

Mas antes de o levar para casa e como “cereja que se põe no topo do bolo”, ia pesá-lo na balança da mercearia do Zé Palmeiro, o mais convencido dos pescadores da aldeia que, roído de inveja, lá dizia com um sorriso de despeito, o resultado da pesagem.

Na realidade, entre os Homens de Cro-Magnon a alimentação não dependia tanto do resultado das caçadas como durante muito tempo se pensou. A análise laboratorial dos restos encontrados nos locais onde viveram, indicam que quem mais contribuía para o sustento do grupo eram as mulheres e as crianças que percorrendo os terrenos em redor recolhiam frutos, raízes, tubérculos, ovos que chegavam a representar, nas zonas mais quentes, 80% da totalidade dos alimentos consumidos.

Na verdade, o meu “avô” Cro-Magnon me desculpe mas, importante mesmo, nesses tempos, era a minha “avó”… isto não obstante ele ser bem apessoado. A fronte, alta, não era sobrecarregada por saliências supra-orbitrais, o queixo saliente e o occipital arredondado com um volume encefálico de 1.500 cm3, em média, pouco superior ao dos europeus actuais. Tinha 174 cm de altura média que só agora os europeus estarão a atingir e sendo bem parecido de feições, desde que vestido, barbeado e de cabelinho cortado, ninguém o reconheceria ao passar por ele no Chiado.

De resto, a sua indumentária também não seria muito diferente da nossa, toda ela constituída por peles de animais cortadas de forma a confeccionar botas, casacos e calças bem ajustadas ao corpo graças às costuras que se tornaram possíveis devido ao uso das agulhas e dos botões feitos de osso ou chifre.

E do ponto de vista intelectual ou neurológico, se quiserem, teria perfeitamente sido capaz de ir à lua se o contexto social lhe oferecesse as condições certas.

Embora a sua esperança média de vida à nascença fosse reduzida face à grande mortalidade pré-natal e infantil, às infecções e aos múltiplos acidentes, os adolescentes e os adultos jovens eram sãos, robustos, capazes de actividade física intensa como se pode deduzir pela inserção dos músculos nos ossos e pelo estado das articulações próprias de quem tinha uma alimentação rica, equilibrada e perfeitamente adaptada às suas condições de vida.

Eram imunes à tuberculose, cancros, osteoporose, artroses, osteomalacia, que é uma doença que se manifesta pelo enfraquecimento e desmineralização dos ossos por falta de vitamina D e só raramente apresentavam cáries.
(Click na imagem do rio Tejo e da planície ribatejana vistas do Jardim das Portas do Sol nas muralhas do castelo)

(No próximo Domingo continuaremos a falar do nosso “avô” Cro- Magnon)

Site Meter