quinta-feira, setembro 20, 2012


ENTREVISTA FICCIONADA COM JESUS
 Nº 69 SOBRE O TEMA: “O DÍZIMO”

PREGADOR - Abre tua mão, irmão!...Não roubes a Deus!... Cumpre o mandamento e paga o dízimo, aleluia!

RAQUEL - Nossa unidade móvel está instalada às portas de um templo pentecostal no bairro cristão de Jerusalém. Está nos ouvindo, Jesus Cristo?

JESUS - Sim, Raquel, mas… o que o pregador está pedindo?

RAQUEL - Que os fiéis paguem o dízimo, tal como o senhor ensinou. Ou também não?

JESUS - Não, Raquel. Eu nunca falei de dízimos.

RAQUEL - O Senhor não ordenou a seus seguidores que dessem a décima parte de seus salários para manter a Igreja?

JESUS - Ao contrário, eu critiquei aos fariseus que pagavam até o dízimo do cominho, mas esqueciam o mandamento da justiça e do amor.

RAQUEL - O senhor mesmo não pagava o dízimo?

JESUS - E com o que ia pagar se eu não tinha como? Melhor se eu tivesse cobrado!

RAQUEL - Se o senhor não deu essa norma, de onde a tiraram tantas igrejas cristãs? A Bíblia não fala de dízimos?

JESUS - Sim, era uma lei para ajudar os levitas, que não tinham terras próprias e, sobretudo, para auxiliar aos forasteiros e as viúvas. O dízimo não era para enriquecer o Templo, mas para distribuí-lo entre os pobres.

RAQUEL - Pois acredito que alguns entenderam ao contrário. Temos uma ligação…

RAQUEL - Sim, alô?

GARY - Hy! Fala Gary Amirault, from Missouri, United States.

RAQUEL -  Legal! Pode falar, senhor Amirault…

GARY -Estou ouvindo seu programa. A senhorita jornalista, e o Senhor, Jesuschrist, querem saber de onde veio o costume de pagar para a Igreja a décima parte do que se ganha?

RAQUEL -  É o que estamos tratando de esclarecer.

GARY - Na igreja primitiva nunca se falou de dízimos. Nas primeiras comunidades punha-se tudo em comum para que ninguém passasse necessidade.

JESUS - Pergunte-lhe quando começou, então, esse mau costume de cobrar o dízimo.

RAQUEL -  Então, senhor Amirault, quando algumas igrejas evangélicas começaram a exigir o dízimo?

GARY -    Na realidade, não foram os mórmons nem os adventistas que começaram. Foi muito antes, no século sexto, quando os bispos e outros dignitários da Igreja Católica necessitavam de dinheiro, muito dinheiro, para cobrir seus luxos. Então, se lembraram dessa antiga lei de Moisés e a atribuíram a Jesus.

JESUS - A mim?

GARY - No ano 567, no Concílio de Tours, declararam o dízimo obrigatório e a excomunhão aos que não pagassem. Em alguns países como a França, a Igreja Católica cobrou este “imposto religioso” até há muito pouco tempo atrás, até a Revolução Francesa. Ficou mais claro, Jesuschrist?

JESUS - O que ficou claro pra mim é que estes foram mais sem-vergonhas do que os sacerdotes do meu tempo. Maus pastores que espoliam as ovelhas em vez de cuidar delas.

PASTOR - Vamos ver, irmãos… Não sei quem vocês são, mas os convido a nos acompanhar no culto.

JESUS - Não, obrigado. Porque eu não tenho um cobre para pagar o dízimo.

PASTOR - Não tem nadica de nada para oferecer para Deus?

JESUS - Deixe-me ver… Ah, sim, aqui tenho um par de moedinhas, como as daquela viúva que uma vez vi rezando no átrio do Templo.

PASTOR - Pois si quiser ir e oferecer suas moedas a Deus…

JESUS - Não, prefiro comprar uns doces àqueles meninos que estão vendendo na esquina. Vamos embora daqui, Raquel!

RAQUEL - Vamos, sim, antes que nos botem pra fora. Para Emissoras Latinas, Raquel Pérez, Jerusalém.

Site Meter