quarta-feira, setembro 19, 2012


 ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS Nº 68 SOBRE O TEMA:
“LOCAIS SAGRADOS”

RAQUEL - Na cobertura exclusiva da segunda vinda de Jesus Cristo à Terra, os nossos microfones junto ao famoso Muro das Lamentações, o único que continua em pé daquele grande Templo de Jerusalém, destruído pelo imperador romano Tito no ano 70. O senhor conheceu o Templo, não é mesmo, Jesus Cristo?

JESUS – Conheci-o em todo seu esplendor, Raquel. E veja o que é hoje, não ficou pedra sobre pedra. Um pedaço de muro...

RAQUEL -  O senhor vinha com frequência ao Templo?

JESUS - A última vez vim com um chicote. Os sacerdotes tinham-no convertido num covil de ladrões.

RAQUEL Preferia rezar em outros templos, talvez lugares de culto mais simples?

JESUS - Não, já lhe disse que para falar com Deus, eu ia ao monte, de noite, olhava as estrelas, a cara da Lua. Nunca gostei dos templos.

RAQUEL - Apesar disso, por todo o mundo, ergueram centenas, milhares de igrejas, catedrais, basílicas, santuários, oratórios, ermidas, capelas em seu nome...

JESUS - E você diz que tudo isso foi erguido em meu nome?

RAQUEL -  Com certeza. O senhor deve ter visto alguns por estas terras. São templos cristãos. Em sua honra e em honra de sua mãe Maria.

JESUS - Que péssima memória a desses pedreiros! No nosso movimento, nunca iríamos orar nos templos. E minha mãe rezava fazendo as lentilhas ou buscando água do poço.

RAQUEL - Mas os primeiros cristãos já teriam templos para celebrar a eucaristia. Ou não?

JESUS - Pelo que me contaram, não. Eles reuniam-se em suas casas. Não tinham templos. Nem altares.

RAQUEL -  Eles não tinham dinheiro para construí-los?

JESUS - Tinham fé de sobra para não construí-los. Vê, lembro uma vez que regressávamos à Galiléia e passamos por Samaria. Entre judeus e samaritanos, tu já sabes, sempre tinha briga. Tem que adorar a Deus no templo do Garizim, diziam eles Têm que adorá-lo no templo de Jerusalém, diziam Pedro, Tiago e os outros.

RAQUEL - E o senhor, como bom judeu, preferia em Jerusalém.

JESUS - Não, disse eu, nem aqui nem lá. Deus não vive em edifícios construídos pela mão do homem. Deus não cabe em igrejas nem em sinagogas. Eu dizia que tinha que rasgar o véu de todos os templos.

RAQUEL - Tenho que fazer uma pergunta que nossa audiência deve estar fazendo. O senhor sabe que o maior de todos os templos construído em seu nome é a basílica do Vaticano, em Roma, onde vive o Papa, sucessor de Pedro, o seu máximo representante?

JESUS - E como é esse templo? Maior que o que havia aqui em Jerusalém?

RAQUEL - Muitíssimo maior. Eu visitei-o. O templo que o senhor conheceu pareceria de brinquedo diante da Basílica de São Pedro. Dentro há estátuas, altares de ouro, jóias, museus, tesouros de valor incalculável, riquezas secretas…

JESUS - E tu disseste que esse é o templo de Pedro, do meu amigo de Cafarnaum, o pescador?

RAQUEL -  Assim o chamam. Basílica de São Pedro.

JESUS - Pois em nome do meu amigo Pedro, que não está aqui, gostaria de falar com esse que diz ser representante dele e meu.

RAQUEL - O senhor estaria disposto a um debate desse nível?

JESUS - Por que não? Nestes dias me inteirei de tantas coisas que creio que é urgente fazer umas perguntas a esse Papa.

RAQUEL - Emissoras Latinas promoverá essa entrevista. Será um furo jornalístico. Fique atenta a nossa audiência. Oportunamente os informaremos. E enquanto não chega esse momento, transmitiu Raquel Pérez, enviada especial em Jerusalém.
   

Site Meter