quarta-feira, setembro 26, 2012


ENTREVISTA FICCIONADA COM
JESUS Nº 7 1 SOBRE O TEMA:
 “SOBRE A PEDRA DE PEDRO”



RAQUEL -  Emissoras Latinas viaja hoje ao norte do país, a Banias, onde foi Cesaréia de Filipe, ao pé do Monte Hermón. Connosco, está Jesus Cristo, que reconhecerá o lugar porque esteve aqui com seus discípulos.

JESUS - Sim, viemos uma vez.

RAQUEL - E foi aqui, precisamente aqui, neste cenário grandioso, onde o senhor pronunciou uma das palavras mais decisivas na história das religiões.

JESUS - Sim?... O que eu me lembro é que Tiago, Pedro e João, como sempre, andavam discutindo sobre quando chegaria o Messias e quem deles se sentaria a sua direita.

RAQUEL -  E foi então quando o senhor elegeu Pedro, lhe deu o primado, o fez o primeiro Papa da história.

JESUS - Que eu me recordo, não dei nada pra ninguém...

RAQUEL - Vou refrescar a sua memória: “tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja”. Lembra - se?

JESUS -É que eu não posso lembrar-me porque...

RAQUEL -  Por quê?

JESUS - Porque eu não edifiquei nenhuma igreja. Nem sequer utilizei nunca essa palavra, igreja.

RAQUEL - Deve haver um erro, porque o senhor até entregou as chaves.

JESUS - Que chaves?

RAQUEL - As que entregou a Pedro nesse dia. Para abrir e fechar. Todo o poder foi dado a Pedro. Poder de atar e desatar no céu e na terra.

JESUS - Não quero te decepcionar, Raquel, mas...

RAQUEL -  O senhor não fundou a Igreja?

JESUS - Com toda a certeza não. Entre outras coisas, porque eu pensava que o mundo ia acabar logo, que Deus estava para chegar. Para que ia dar chaves? Para que ia eu fundar uma igreja?

RAQUEL - Mas o mundo não acabou.

JESUS - Sim, aceito, enganei – me sobre isso.

RAQUEL - Mas não se pode ter enganado na nomeação de seu sucessor, Pedro, a Rocha. “As portas do inferno não prevaleceram contra ela”. Aqui a tenho, Mateus capítulo 16. Um momento. Temos um telefonema… Sim?... O pesquisador Pepe Rodríguez da Espanha? Quer opinar? Vá em frente...

PEPE - Estou ouvindo o programa e a interrompo para dizer que Jesus Cristo tem razão. Ele nunca disse essas palavras.

RAQUEL - Nunca disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra...”?

PEPE - Se você notar, essa frase só aparece no evangelho de Mateus. Se fosse tão importante acha Marcos, Lucas e João a teriam esquecido?

RAQUEL -  O que é que está insinuando, Pepe?

PEPE - É um texto enxertado posteriormente.

JESUS - Pergunte a ele por que foi enxertado.

RAQUEL -  Jesus Cristo perguntou por que lhe fizeram dizer o que ele nunca disse.

PEPE – Incluíram - no uns anos antes do famoso Concílio de Nicéia e fizeram-no para colocar a igreja de Roma por cima de todas as demais igrejas cristãs, a de Antioquia, a de Alexandria, a de Constantinopla e a de Jerusalém.

JESUS – Assim, atribuíram a mim as palavras de outros? A única pedra, a única Rocha, como disse o salmo que eu recito desde menino, é Deus próprio.

RAQUEL - Obrigada, Pepe Rodríguez. Poderíamos ligar-te mais pra frente para outras consultas?

PEPE - Com maior prazer. Meus cumprimentos a Jesus Cristo.

RAQUEL -  Até a próxima, Pepe. Definitivamente, Jesus Cristo, nossa audiência quer saber o que foi o que o senhor disse quando o senhor esteve aqui na Cesaréia.

JESUS - O que dizia em toda a parte, Raquel: que ninguém vale mais que ninguém. E se alguém se acha o maior, que se ponha a servir.

RAQUEL - Vamos a um corte mas, como compreenderão, isto não fica por aqui. Com chaves ou sem chaves, ainda há muitas portas que teremos que abrir. Raquel Pérez da antiga Cesaréia de Filipe.

Site Meter