quinta-feira, setembro 27, 2012


ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS Nº 72 SOBRE O TEMA:
“QUEM FUNDOU A IGREJA?




RAQUEL - Continuamos em Banias, onde nos tempos de Jesus era Cesaréia de Filipe. As ligações insistentes de nossa audiência alarmada impediram-nos de abandonar o lugar. Senhor Jesus Cristo?

JESUS - Sim, Raquel?

RAQUEL - Eu vejo que o senhor é uma pessoa simples, que não se dá muita importância. A melhor prova é que Emissoras Latinas conseguiu a exclusividade sem pagar direitos. Apesar disso, uma igreja que diz representá-lo, refiro-me especialmente à Igreja Católica, é grandiosa, faustosa. Palácios, terras, meios de comunicação, bancos... um império.

JESUS - Como já te disse, eu não tenho parte nisso. Anunciei o Reino de Deus, mas estou vendo que o que veio foi a Igreja.

RAQUEL - E aí vem minha pergunta. Como pode vir “isso”? Como de um humilde camponês como o senhor surgiu algo tão monumental? Talvez a força do Espírito Santo?

JESUSPor que não pergunta a esse Pepe que ligou no outro dia? É homónimo do meu pai e sabia bastante disto.

RAQUEL - Vamos ver, um momento… Pepe Rodríguez? Sim, é das Emissoras Latinas novamente. Ficamos com muitas interrogações. Se me permite, vou usar hoje com o senhor as clássicas perguntas jornalísticas.

PEPE -  Pode continuar.

RAQUEL - Se Jesus Cristo não fundou a Igreja, quem a fundou?

PEPE -  O imperador romano Constantino.

RAQUEL - Quando a fundou?

PEPE -  No século quarto, ano 325.

RAQUEL -  E onde a fundou?

PEPE - Em sua casa, na sua residência de Nicéia, a leste de Constantinopla.

JESUS - Deixe-me perguntar agora, Raquel... Diga-me, senhor Pepe, como esse Constantino fez para levantar tal igreja?

PEPE -  Com a sua morte, senhor Jesus Cristo, nasceram algumas comunidades. Como o senhor tinha dito que o mundo ia acabar logo, venderam tudo o que tinham, o repartiram entre os pobres e se dispuseram a esperar. Compartilhavam tudo, tinham um só coração e uma só alma.

JESUS - Se fizeram isso, entenderam o Reino de Deus.

PEPE - Sim, mas como o Reino de Deus se atrasou tanto, tiveram que organizar a vida. É uma longa história. A comunidade de Jerusalém desapareceu quando Roma queimou o Templo. O cristianismo foi-se estendendo pelo império romano. Esse império, que o senhor conheceu, perseguia os cristãos.

JESUS - Como perseguiram a mim…

PEPE -  Até aí, mais ou menos, tudo ia bem.

JESUS - E o que aconteceu, em que momento a vaca foi pró brejo?

PEPE - O império romano se debilitava. Quando Constantino tomou o comando, apesar dele não ser cristão, inventou que tinha visto no céu o sinal da cruz e que tinha ganho o trono graças ao senhor.

JESUS - Graças a mim?

PEPE - Sim. E disse também que queria converter-se ao cristianismo.

JESUS - E se converteu?

PEPE -  Constantino era um camaleão. Percebeu que o poder de Roma estava-se desmoronando e precisava de uma ideologia para mantê-lo. Para isso servia-lhe a religião cristã, estendida já por todo o império.

JESUS -  E o que fez esse homem , conte-me?

PEPE -  Um pacto. Chamou os bispos principais e disse-lhes: - Se os senhores me obedecerem, ninguém os perseguirá. Declarem que os assassinos de Jesus foram os judeus e não os romanos, e eu declararei o cristianismo como religião oficial.

JESUS - Mas, como? Se quem me condenou à morte foi um romano, Pôncio Pilatos…

PEPE - Está enganado, não foi Pôncio Pilatos. Quem assassinou o senhor foi Constantino.

JESUS - Constantino?

PEPE -  Sim, Constantino. Foi esse quem o matou.

JESUS - Continue, continue...

RAQUEL - Não, não continue, porque acabaram todos os créditos do celular. Em breve o chamo novamente, Pepe. Não percam esta história, amigas e amigos de Emissoras Latinas. Não percam a sintonia. Raquel Pérez, de Banias, antiga Cesaréia de Filipe.

Site Meter