sábado, setembro 15, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 193

- Tou enxergando… seu Nacib pode não… Pena… Coitado de Tuísca. Ele tanto gostava de seu Nacib fosse. Eu tinha prometido. Pode não, tem razão. Eu digo a Tuísca. E bato palma por mim e por seu Nacib – Riu, apertou-se contra ele.

 - Bié, escuta: você precisa de se instruir, você é a senhora de um comerciante. Não como uma mulherzinha qualquer. Tem que ir a essas coisas que a nata de Ilhéus frequenta. Pra ir aprendendo, se instruindo, você é uma senhora.

 - Quer dizer que não posso?

 - Que fazer?

 - Ir no circo amanhã? Vou com dona Arminda.

Retirou a mão que acariciava:

 - Já te disse que comprei entradas para nós dois.

 - Ele fala, a gente ouve. Gosto não. Gosto de nata não. Gente nos trinques, mulheres enjoadas, gosto não. Circo é tão bom! Deixa eu ir seu Nacib. Outro dia vou na conferência.

 - Não pode Bié – Novamente a acariciava – Não tem conferência todo dia…

 - Nem circo…

 - Na conferência não pode faltar. Até já perguntam porque você não vai a lugar nenhum. Todo mundo fala, não está direito.

Mas quero ir, sim. No bar, no circo, andar na rua.

 - Só quer ir onde não deve. É só o que você quer fazer.

Quando é que você vai meter na cabeça que é minha mulher, que eu casei com você, que é senhora de comerciante estabelecido, abastado? Que não é mais…

 - Zangou, seu Nacib? Porquê? Fiz nada não…

 - Quero fazer de você uma senhora distinta, da alta-roda. Quero que todo o mundo te tenha respeito, te trate direito. Que esqueçam que foi cozinheira, que andava de pé no chão, chegou a Ilhéus de retirante. Que te faltavam ao respeito no bar. É isso, entendes?

 - Tenho jeito não, seu Nacib, pra essas coisas. São enjoadas. Nasci mesmo pra vintém, não sirvo pra tostão. Que vou fazer?

 - Vai aprender. E as outras, essas metidas a sebo, que pensas que elas são? Umas roceiras tabaroas, só que aprenderam.

Houve um silêncio, o sono voltava a dominá-lo, a mão descansava sobre o corpo de Gabriela.

 - Deixa eu ir no circo, seu Nacib. Só amanhã…

 - Não vai, já lhe disse. Vai comigo à conferência. E acabou-se.

Virou-se na cama, deu-lhe as costas, puxou o lençol. Sentia falta do seu calor, habituara-se a dormir com a perna sobre as suas ancas. Mas precisava mostrar-lhe que estava aborrecido com tanta cabeça dura.
(Estou de acordo que talvez isto não faça muito sentido da minha parte, mas não concebo que outros actores que não estes - seu Nacib já faleceu - encarnem este casal que não seja numa de usurpação... que me desculpem.)

Site Meter