sexta-feira, setembro 21, 2012

PREVISÕES OU FUTUROLOGIA

A reboque dos tempos que correm, lembrei-me de vos falar do exercício da futurologia, mais prosaicamente, a adivinhação, numa linguagem mais moderna, previsões.

O difícil, aliciante e irresistível neste exercício é que as nossas previsões não traduzam, mesmo inconscientemente, os nossos desejos, correspondam aos nossos interesses materiais ou ideológicos, condicionando e enviesando o comportamento dos outros na tentativa de “driblar” o futuro.

Jesus Cristo, por exemplo, confundiu os seus desejos com a realidade futura e enganou-se. Acreditou no fim do mundo e na vinda do Reino de Deus… afirmou-o, prometeu-o. Por isso, ou por um simples e ingénuo desejo de justiça igualitária, alguns dos seus seguidores, os ricos, venderam tudo o que tinham, distribuíram os bens pelos pobres e ficaram em paz a aguardar o fim do mundo prometido pelo mestre.

Mesmo enganando-se nas previsões de fim do mundo, que não na sua mensagem de justiça e de amor, Jesus Cristo, terá sido o homem que mais influenciou os destinos de toda a humanidade. Falhou como futurologista, acertou em cheio com a mensagem.

Depois de Jesus Cristo, muitos outros têm previsto o fim do mundo (a mais apocalíptica das previsões…) e se continuarmos nesta senda corremos o risco de, com previsão ou sem ela, ele acabar mesmo, pelo menos tal como o conhecemos hoje.

 Na realidade, todos os dias o mundo acaba para os que morrem, para as espécies que desaparecem, para as paisagens que se alteram, mas isso já não é futurologia…

Governar é prever e, se olharmos para a história, ficamos alarmados com as consequências para a humanidade pelos erros cometidos no campo das previsões.

Ainda há poucos dias, João Cravinho, um dos responsáveis por obras de infra estruturas deste país, ao nível de pontes e auto estradas, construídas com o recurso às Parecerias Público Privadas (PPP), admitia que todas as previsões que serviram de base aos pressupostos que levaram à construção dessas obras com os encargos financeiros delas resultantes, estavam errados, falharam completamente.

Vamos ter que pagar pontes e auto estradas com escasso tráfego e ficámos, para além das dívidas, com o país rasgado, montes e vales separados, as aldeias isoladas, esquecidas e os automóveis nos stands à espera de futuros donos que tenham dinheiro ou crédito para os comprar, a eles, à gasolina e às portagens, tudo porque falharam as previsões para o futuro…

Menos perigoso, quase ingénuo ou inofensivo, é um outro exercício de futurologia que consiste em fazer previsões sobre aquilo que teria sido o presente se tivéssemos podido alterar o passado, história ainda mais complicada…

Por exemplo: como teria sido a vida dos portugueses se dois dos políticos mais influentes após a revolução dos Cravos, em 1974, Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, não tivessem morrido num estranho acidente de avioneta na noite fatídica de 4 de Dezembro de 1980?

Como estaríamos nós agora se não tivessem descoberto e posto em prática essa “engenharia” das PPP (Parcerias Público Privadas) que é uma maneira de hipotecar o futuro como se o mundo acabasse amanhã?

Mas nesta história do se… abre-se agora uma nova janela, aliciante, que nos permitirá regressar ao passado e alterá-lo criando um outro futuro mais ao nosso jeito, pelo menos diferente deste. E como?

 - Cavalgando um Neutrino.

 - Ah!, os meus amigos não sabem o que é um Neutrino? É uma partícula subatómica que os físicos europeus já afirmam ser mais rápida que a luz (o que diria Einstein…) o que, a ser verdade e em hipótese, permitir-nos-á viajar no tempo, regressar ao passado, andar para trás, “voltar lá…”, estão a perceber… 

Cavalgando um Neutrino, meteríamos os Drs. Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa num avião como deve ser e não aquele “cangalho desafinado e a cair de velho” ou então não teríamos permitido que um criminoso lhe colasse uma bomba antes dele levantar voo.

Teríamos, igualmente, impedido as PPP daquela maneira desenfreada que nos vão custar não sei quantos milhões, lá para 2017 (o que faz de Portugal o campeão europeu das PPP), etc… etc…”

É esta capacidade que a nossa espécie, Homo Sapiens Sapiens, tem e mais nenhuma outra possui: fazer voar a imaginação, sonhar através dela, recriar a realidade, construir só para nós uma outra onde seremos felizes para sempre… como nas histórias da nossa avózinha!

Numa entrevista com um físico japonês especialista nas Teorias de Einstein perguntaram-lhe:

 - Bem, e se pudermos viajar no tempo, regressar ao passado e alterá-lo como fica depois a realidade?

 - Ficarão duas realidades, a que estava continua e começa outra a partir dos factos alterados… respondeu ele.

Ou seja, digo eu, teríamos um Portugal sem Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, que já conhecemos, que o vivemos inclusivamente, e um outro resultante da continuação entre nós daqueles dois grandes políticos que começaria no exacto momento, 4 de Dezembro de 1980, em que interferíamos no passado impedindo-os de entrarem no calhambeque voador e assassino…

A confusão seria tanta que o preferível é mesmo o Neutrino aceitar a velocidade da luz estabelecida por Einstein como a velocidade máxima… e deixar à imaginação o que é da imaginação e à realidade o que é da realidade.


Site Meter