sexta-feira, novembro 16, 2012


ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS Nº 86 SOBRE O TEMA:
“O SANTO SUDÁRIO?”



RAQUEL - Hoje, Sábado de Aleluia, estamos com Jesus Cristo em numa cafetaria perto do Santo Sepulcro, em Jerusalém. Ele saboreia um chá árabe e um cappuccino quem vos fala, a enviada especial de Emissoras Latinas.

JESUS - Raquel, para que me trouxeste aqui?

RAQUEL -  Em várias entrevistas o senhor tem fugido da questão da sua divindade. Mas hoje tenho a prova.

JESUS - A prova de quê?

RAQUEL - De que o senhor é Deus. Que o senhor ressuscitou. Tenho a prova.

JESUS - Ah, sim... Vamos ver, o que tens?

RAQUEL - Um lençol, o santo sudário.

JESUS - Como poderia ser o santo sudário, Raquel? Podem ter-te enganado. Tens o pano aí?

RAQUEL -  Como é que eu o vou ter? Está em Itália, em Turim, protegido a sete chaves.

JESUS -  Mas de onde tiraram esta história?

RAQUEL -  Os sindonólogos, especialistas em sudários, chamaram a Emissora e me disseram que o senhor ficaria sem argumentos. Há muita expectativa pelo que possa dizer-nos na entrevista de hoje. Por isso, trouxe o senhor a este lugar. Entre tanta gente poderá falar com liberdade.

JESUS - Se não te explicares melhor, pensarei que perdeste a razão.

RAQUEL -Ao morrer, envolveram o senhor em um sudário, não?

JESUS - Não tenho como saber...

RAQUEL - Pois bem, essa mortalha apareceu milagrosamente séculos depois e nela estava fotografado seu corpo. Como nesta câmara, veja.

JESUS - Não pode ser, na minha época não havia esses inventos.

RAQUEL -  Aí está o milagre. Seu corpo ficou como que fotografado pela força luminosa de sua ressurreição. Quando o senhor saiu da mortalha, seu corpo ficou impresso no lençol. Vamos lá, desminta essa prova!

JESUS -  Paz, Raquel, fica calma.

RAQUEL -  Uma ligação... Sim, alô?

ESLAVA -  Aqui fala Juan Eslava Galán, da Espanha. Sou um especialista na fraude do sudário. Pesquisei tudo o que há em torno dessa ridícula relíquia.

RAQUEL -  Fraude, trambique?

ESLAVA -  O santo sudário é um pedaço de pano no qual um enganador do século 14 estampou o desenho de um cadáver dizendo que era o sudário que tinha envolvido Jesus. O sujeito, já conhecia os princípios da fotografia e conseguiu o efeito de um negativo. Mas como a montagem não saiu bem, saiu um homem de dois metros com braços que chegam além dos joelhos. Creio que Jesus não é disforme nem tão alto, certo?

RAQUEL -  Não, é da minha estatura...

ESLAVA - Esse trambiqueiro vendeu o pano como relíquia e agora a Igreja Católica vende-a como a prova da ressurreição de Cristo.

RAQUEL -  Temos outra ligação...

SENHORA - O que esse Galán está dizendo não me convence. O santo sudário foi provado não só como verídico, mas também tridimensional, por nada mais nada menos que a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, que mais provas querem?

RAQUEL -  O que responde, senhor Eslava Galán?

ESLAVA -  Sinto decepcionar a senhora, mas uns dez anos depois desse experiência, tão discutível, que se fez com um aparelho da NASA, o próprio Vaticano ordenou que fizessem o teste de radiocarbono. Vinte e um pesquisadores de três laboratórios especializados comprovaram que esse sudário é do século XIV sendo que Jesus morreu no século primeiro.

SENHORA -  Esse Galán quer confundir os fiéis, o mentiroso é ele!

ESLAVA -  Calma, senhora, cada um sabe o que tem em sua mortalha.

SENHORA - O santo sudário é a prova mais irrefutável da ressurreição de Cristo!

RAQUEL - Pois então, perguntemos ao próprio Jesus Cristo. O que o senhor acha do sudário?

JESUS - Raquel, não é muito pouco azul para tanto céu? Como é que um trapo, um pano, um lençol, vai ser prova da vida?

SENHORA - Jesus também está mentindo, porque ele sabe muito bem que essa foi sua mortalha! Agora mesmo vou ligar ao padre Loring para que demonstre a autenticidade do sudário e até do travesseiro!

RAQUEL - Enquanto continua a polémica, continuem os ouvinte na nossa sintonia. De uma cafetaria próxima ao Santo Sepulcro. Raquel Perez, Emissoras Latinas.

Site Meter